Apresentando o Cronograma: veja como se encaixa o seu plano de projeto

28 de março de 2018
3 minutos de leitura
facebookx-twitterlinkedin
Introducing Timeline: See how your project plan fits together article banner image

Hoje em dia a maioria de nós precisa organizar projetos como parte do nosso trabalho, mesmo não sendo gerentes de projetos profissionais. Não é fácil coordenar projetos, especialmente quando os prazos são curtos.

O primeiro passo é criar um plano e visualizar o caminho necessário para obter sucesso. Atualmente isso muitas vezes implica a elaboração de gráficos GANTT em apresentações ou planilhas, que levam muito tempo para preparar e logo ficam desatualizados por não estarem automaticamente vinculados ao trabalho relacionado.

Chegou a hora de usar uma ferramenta que realmente ajude a mapear o seu projeto e a cumprir os prazos. Temos o prazer de anunciar o lançamento do Cronograma, uma visualização atraente e dinâmica de como todas as peças no seu projeto se encaixam e inter-relacionam.

Com o Cronograma as equipes têm finalmente uma forma de estudar como as diferentes peças do projeto interagem entre si, compartilhar esses planos para obter aprovação e ajustá-los conforme necessário para manter os trabalhos dentro do prazo e atingir os objetivos. O Cronograma está diretamente vinculado ao seu trabalho na Asana, por isso está sempre atualizado à medida que os trabalhos evoluem.

Planeje e execute projetos com confiança

Muitas equipes obtêm coisas formidáveis com o Cronograma. Return é uma agência de Marketing digital localizada em Manchester, Reino Unido, que desenvolve campanhas digitais integradas para clientes de uma ampla faixa de setores e indústrias. Return usa o Cronograma para criar planos de campanhas e compartilhá-los com os clientes.

“Com o Cronograma podemos mapear como cada atividade na campanha contribui para alcançar nossos principais indicadores de desempenho e compartilhar esses planos com nossos clientes, para que compreendam o trabalho que estamos realizando” diz Rodica Lazar, Chefe do Desempenho Orgânico. “O Cronograma é inteligente, de fácil interação e, o mais importante, propicia responsabilização, transparência e confiança com nossos clientes.”

Alguns projetos têm prazos curtos, com pouquíssima margem para erros. Ao visualizar esses projetos no Cronograma é possível compreender sem dificuldade como o seu trabalho se desenvolve ao longo do tempo, que tarefas possuem conflitos temporais e o seu progresso em direção aos seus objetivos. O Cronograma é especialmente útil para trabalhos com prazos estritos.

Estes são alguns exemplos de como o Cronograma pode ajudar a manter os seus projetos dentro dos prazos:

  • Use o Cronograma para criar planos de lançamento de produto que podem ser facilmente ajustados de acordo com o desenvolvimento e mantêm as equipes em sincronia.

  • Mapeie como cada uma das peças da sua campanha de marketing se encaixa com o Cronograma, para ter certeza de que será lançada a tempo.

  • Visualize os seus planos de eventos no Cronograma para identificar conflitos temporais antes que ocorram, para que o evento se dê sem imprevistos.

Como usar o Cronograma

Com o Cronograma não há necessidade de criar cronogramas para o projeto do zero. Todos os projetos da Asana possuem agora uma visualização de Cronograma incorporada, para que possa mapear cada um dos seus planos. Basta clicar na guia do Cronograma para ver a agenda do seu projeto.

How to switch from a list to timeline view in Asana

No Cronograma, você pode ajustar as datas ao arrastar e soltar as tarefas para ajustá-las à sua agenda. Depois, basta atribuir datas para as tarefas não agendadas arrastando-as da seção de tarefas não agendadas para o seu Cronograma. Em seguida, alongue ou encurte o intervalo de prazo da tarefa para ajustá-la à sua agenda.

How to drag tasks into Asana timeline

Conforme o trabalho avança e os planos mudam, é simples atualizar o Cronograma para manter o trabalho no ritmo esperado. Selecione as tarefas que quer modificar e arraste-as no Cronograma para adiantar ou atrasar suas datas de conclusão, e deixar toda a equipe por dentro dos prazos. E se as suas alterações gerarem conflitos de dependências, poderá vê-los diretamente no seu Cronograma e evitar os problemas antes que eles ocorram.

How to multi-select and move tasks in Asana timeline

Tem dúvidas sobre como usar o Cronograma? Acesse o nosso Guia.

O Cronograma é apenas o começo

O Cronograma é nossa mais recente estratégia para ajudar as equipes a obterem o melhor do tempo disponível, mas está longe de ser a última! Nosso cofundador, Justin Rosenstein, compartilha uma prévia exclusiva da nossa visão para o produto, e o que você pode esperar da Asana no futuro. Assista a este vídeo para ver os planos que temos para oferecer.

Cumpra com os prazos, todas as vezes

Com o Cronograma você não precisa mais se preocupar se todas as peças se encaixam adequadamente ou se eventuais conflitos temporais poderão causar imprevistos no seu agendamento. Da próxima vez que precisar definir prazos muito justos, o Cronograma ajudará a manter os trabalhos dentro do prazo do início ao fim, para que se sinta confiança de poder entregar a tempo.

Se estiver usando Asana Premium, você já pode começar a planejar e executar os seus projetos com o Cronograma. Se usa o plano gratuito da Asana, obtenha o Cronograma e muitos outros recursos ao fazer o upgrade para Asana Premium. Se quiser saber mais sobre os benefícios do plano Premium, fale com a nossa equipe de vendas.

Artigos relacionados

Product

Menos distração, mais foco: conheça os novos recursos desenvolvidos para ajudar a alinhar atenção e intenção