Liderança em meio a mudanças: como estamos conduzindo o trabalho remoto na Asana

1 de abril de 2020
3 minutos de leitura
facebookx-twitterlinkedin
Leading through change: How we’re navigating remote work at Asana article banner image

Cuidar do bem-estar de nossos funcionários e atender aos nossos clientes sempre foi a principal preocupação da Asana. À medida que tantas equipes ao redor do mundo, inclusive a nossa, se tornaram mais dispersas nas últimas semanas, o nosso compromisso de ajudá-las a prosperar e a liderar com consciência passou a ser ainda mais pertinente e oportuno. As empresas procuram encontrar formas de manter a conexão e a coordenação das equipes independentemente do momento e do local de trabalho. Acreditamos que cada membro da equipe tem um papel essencial na criação de nossa cultura e confiamos na visão de nossos líderes para nos orientar nos tempos de incerteza.

“Cuidem-se. E cuidem de nossos clientes” — Chris Farinacci, chefe de negócios

Na Asana, a habilidade de cada funcionário de realizar um trabalho impactante começa com a nossa equipe executiva, que sustenta uma cultura de confiança e transparência. Veja a seguir o que ela tem a nos dizer sobre o foco de sua atenção e que conselhos pode dar a outros líderes que estejam passando por grandes mudanças no ambiente de trabalho de suas equipes.

Mantenham o foco da equipe na missão e nos clientes

“Todos os colaboradores da Asana são profundamente apaixonados e motivados pela nossa missão. Em momentos de incerteza, ter uma cultura de confiança e transparência nos ajudará a alcançar nossos objetivos. Tudo o que fazemos é voltado para a nossa missão e para os nossos clientes, e temos o compromisso de ajudar as equipes ao redor do mundo a trabalhar juntas sem esforço, especialmente agora.” — Dustin Moskovitz, cofundador e diretor executivo.

Blog image

Antes de tudo, coloquem a sua própria máscara de oxigênio

“Em primeiro lugar, cuidem de si mesmos e das pessoas que amam. Encontrem um horário que seja ideal para vocês e suas famílias e informem aos demais por meio de um calendário. Essa atitude será um convite e um incentivo para que outras pessoas façam o mesmo.” — Anna Binder, diretora de recursos humanos.

Apoiem seus colegas de equipe

Em momentos de incerteza e mudanças, é fundamental lembrar que as pessoas vivenciam os acontecimentos de maneiras diferentes. Muitos colegas de equipe estão lidando agora com inúmeras responsabilidades em casa, que incluem educação e cuidados a seus familiares. Para que continuem se sentindo apoiados, procuramos abordar todas as situações com uma “atitude de coração” – um valor primordial da Asana que nos permite expressar nossos sentimentos e ter empatia por outros pontos de vista.

“Somos uma equipe, e as equipes enfrentam as tempestades lado a lado. Tenham paciência um com o outro, peçam ajuda quando precisarem e tenham expectativas realistas uns dos outros. Sejam bondosos, pacientes e ofereçam ajuda àqueles que se atrasarem para as reuniões ou não estiverem em dia com a sua caixa de entrada, especialmente se tiverem que cuidar de seus entes queridos em casa.” — Alex Hood, chefe de produto.

Blog image

“Experimentem fazer uma reunião em pé virtual para compartilhar um objetivo para o dia, além das notícias pessoais ou profissionais que cada um quiser comunicar. Até mesmo perguntas como ‘De quais expectativas de normalidade você precisou se desapegar hoje?’ ou ‘Já perguntou a alguém se está tudo bem?’ podem contribuir para promover conexões e trazer inspiração para o dia.” — Steph Hess, chefe de marketing corporativo.

Mantenham-se virtualmente conectados e façam a gestão de equipe

Na Asana, somos colaboradores e incentivadores uns dos outros. Um forte senso de conexão, bem-estar e trabalho em equipe nos permite continuar progredindo em conjunto para alcançar os objetivos. Sabemos que pode ser difícil ter o mesmo foco que encontramos no escritório ao trabalhar em casa. Precisamos ser compreensivos com nós mesmos para conseguir apoiar nossas famílias, clientes e colegas.

Capacitem seus gerentes para liderar com empatia

“Preocupamo-nos muito com o bem-estar de nossas equipes e queremos dar o espaço necessário para que processem todas as emoções que surgirem da situação que estamos vivendo. Isto significa desestimular as pessoas a agendar reuniões para o dia todo e reforçar a ideia de que não há problema em priorizar uma telefonema a um amigo ou parente que esteja precisando de apoio.” — Prashant Pandey, chefe de engenharia.

Reconheçam as dificuldades

“Comprometam-se a liderar com consciência. Incentivem suas equipes a fazer intervalos para descansar e mostrem a elas que não estão sozinhas. O ritmo do nosso trabalho mudou, e a maneira como definíamos um dia produtivo anteriormente pode parecer inadequada nestes momentos. Esta mudança pode desorientar as equipes, portanto reconheçam isto e deem a elas autonomia para fazer uma pausa no que não for essencial e ter mais espaço e flexibilidade.” — Steph Hess, chefe de marketing corporativo.

Blog image

Estabeleçam normas de comunicação

“Comuniquem-se de forma proativa e incentivem todos os integrantes da equipe a compartilhar informações. Façam todas as perguntas necessárias e deixem claras as suas opiniões, ainda que pareçam óbvias. Ao final de cada semana, verifiquem se os canais e a cadência da comunicação foram apropriados. Perguntar à equipe abertamente como prefere se comunicar ajudará a assegurar o alinhamento e a conexão de todos.” — Sonja Gittens-Ottley, chefe de diversidade e inclusão.

“Comuniquem-se frequentemente e de maneira preventiva. Ser verdadeiros uns com os outros é fundamental para a cultura da Asana, além de nos manter engajados e em dia.” — Dave King, chefe de marketing

Estabeleçam conexões virtuais

“Sejam humanos. A orientação do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) quanto ao ‘distanciamento social’ refere-se na verdade ao ‘distanciamento físico’. Nós continuamos precisando do contato humano. Na verdade, eu diria que nunca foi tão importante encontrarmos maneiras de nos conectarmos com os clientes e uns com os outros, mesmo que seja apenas por vídeo, pela Asana ou pelo Slack.”  — Dave King, chefe de marketing.

Blog image

Espírito de gratidão

“Para mim, o lado bom é que temos a sorte de ter o nosso produto para nos mantermos conectados. Embora sejamos obrigados a trabalhar longe uns dos outros, está claro que esta experiência que compartilhamos acabará nos aproximando ainda mais.” — Dustin Moskovitz, cofundador e diretor executivo.

Sua equipe está trabalhando à distância? Saiba como a Asana pode ajudar e inscreva-se gratuitamente. Ou, caso tenha interesse em trabalhar lado a lado com estes líderes inspiradores, confira as oportunidades disponíveis para fazer parte da nossa equipe.

Artigos relacionados

Team Asana

Innovating Collaboration: Insights from Asana's Work Innovation Summit Australia