Como a nossa equipe se mantém conectada ao trabalhar à distância

3 de abril de 2020
3 minutos de leitura
facebookx-twitterlinkedin
How our team stays connected while working remotely article banner image

Embora a essência da cultura de uma empresa não dependa da interação física entre as pessoas, costuma se manifestar de maneiras que aproximam as pessoas no mesmo espaço físico. Mas o que acontece quando o contato físico deixa de ser uma opção?

quotation mark
Nós continuamos precisando do contato humano. Na verdade, eu diria que nunca foi tão importante encontrar maneiras de nos conectarmos com os clientes e uns com os outros, mesmo que seja apenas por vídeo, pela Asana ou pelo Slack.”
DAVE KING, CHEFE DE MARKETING

Na Asana, consideramos a situação atual como uma oportunidade para perseverar ainda mais na construção de relações no ambiente de trabalho e na comunidade. Veja o que temos feito para manter a nossa equipe global conectada de qualquer lugar.

Meeting screenshot

Criar espaços propícios para a conexão virtual

Com um pouco de criatividade, é possível fazer uma sessão virtual de praticamente qualquer evento. Na Asana, usamos o Zoom para realizar videoconferências com grupos grandes. Estas reuniões tomaram forma de diversas maneiras, incluindo:

  • Almoços virtuais de grupos de recursos de funcionários (ERG, na sigla em inglês): estas reuniões são uma parte vital da nossa cultura. Mais da metade de nossos funcionários pertence a um ou mais destes ERGs, e este tipo de encontro é um espaço seguro para ter conversas sobre os próprios sentimentos em relação aos problemas e eventos atuais. 

  • Happy hours virtuais: ao oferecer à nossa equipe uma solução para se encontrarem em um ambiente casual, permitimos que as pessoas se conectem com outras com quem normalmente não interagem. Além disso, ao fazer um happy hour virtual, todos podem participar e desfrutar desde o conforto de suas casas, sem deixar as crianças e os animais de estimação de fora!

  • Entrevistas remotas: contratar alguém sem se encontrar pessoalmente é um desafio único tanto para os entrevistadores como para os candidatos. Para proporcionar uma experiência tranquila e consistente para os candidatos, elaboramos instruções técnicas claras, dicas de comunicação e respostas a perguntas frequentes para todos os envolvidos.

  • Integração virtual: é preciso fazer uma generosa acolhida para que os novos funcionários se sintam vistos e conectados desde o momento em que se juntam à nossa equipe.  É por este motivo que transformamos o nosso programa de integração imersiva numa experiência completamente virtual, mediante o uso de videoconferências, workshops interativos e canais exclusivos para os novos funcionários.

Wear Asana Wednesday

Associar o ambiente do seu escritório virtual à marca

Assim como a decoração do escritório ajuda a transmitir a imagem da marca de maneira tangível, existem inúmeras oportunidades para introduzir a identidade visual da marca ou dar um toque pessoal no seu trabalho cotidiano à distância. Estas são algumas de nossas maneiras favoritas:

  • #WearAsanaWednesday: um conselho para as pessoas que trabalham em casa é se vestir de manhã da mesma forma que o fariam se estivessem indo para o escritório. Isto ajuda a entrar no estado de espírito ideal para se concentrar e estabelece mais limites entre o trabalho e o lar. Para nos divertirmos, demos início ao #WearAsanaWednesday, ou seja, uma oportunidade para que as pessoas “vistam a camisa” e mostrem o seu orgulho pela empresa uma vez por semana.

  • Fotos inspiradoras dos locais de trabalho remotos: com o objetivo de dar um pouco de inspiração para os colaboradores da Asana, criamos um canal no Slack para as pessoas compartilharem fotos de seus espaços de trabalho remotos e trocarem dicas sobre como tornar o trabalho à distância adequado às suas necessidades. 

  • Planos de fundo associados à marca: um plano de fundo personalizado pode ser decisivo para animar uma reunião recorrente e mostrar o espírito de equipe. Ao realizar conferências, nossa equipe comercial adora usar planos de fundo com temas da Asana para proporcionar aos clientes uma experiência mais autêntica.

Reforçar a comunicação da liderança

Mesmo quando os líderes não podem estar fisicamente disponíveis para suas equipes, os canais de comunicação interna podem ser usados para inspirar confiança e promover o alinhamento para os membros remotos das equipes. Nossa própria equipe executiva tem se dedicado a compartilhar informações e contextos em conversas da Asana praticamente todos os dias desde que começamos a trabalhar em casa. Os colaboradores da Asana mostraram um forte engajamento com estas comunicações, e contam que essa transparência faz com que se sintam apoiados. Estas são nossas maiores vitórias no quesito comunicação:

  • Conversas francas: somos transparentes quanto ao que está ocorrendo no mundo e ao que nossos funcionários estão enfrentando. Isso é fundamental e proporciona um espaço seguro para que as pessoas compartilhem suas experiências e sentimentos autênticos.

  • Saudações rápidas: até a menor das mensagens no Slack ou na Asana feita por um gerente ou líder de equipe pode contribuir muito para que uma pessoa se sinta reconhecida e parte da equipe.

Staying connected screenshot

Proporcionar novas maneiras de apoiar as equipes ao redor do mundo

Nossos clientes nos inspiram todos os dias, e são eles que nos levam a fazer o que fazemos. Equipes de todas as partes estão tendo que aprender a operar num universo de trabalho diferente e num ambiente de incerteza. Os colaboradores da Asana querem ajudar, por isso reunimos algumas maneiras de interagir com os clientes e oferecer apoio:

  • Conscientizar sobre as organizações necessitadas: criamos um quadro na Asana para monitorar todos os trabalhos notáveis que têm sido realizados pelos nossos clientes ao redor do mundo e para saber como podemos ajudar.

  • Programa de Conselheiros Asana: os funcionários da Asana estão se voluntariando para contatar diretamente os clientes de entidades sem fins lucrativos e oferecer sessões de consultoria sobre como tirar o melhor proveito da Asana. Estes Conselheiros Asana desempenham um papel fundamental no nosso programa Asana para entidades sem fins lucrativos ao contribuir para que as equipes possam alcançar seus maiores objetivos.

quotation mark
Conversei durante uma hora com um cliente de uma entidade sem fins lucrativos. Aprender sobre o trabalho dessa organização e descobrir como a Asana os ajuda a progredir me tocou e inspirou profundamente, e isso é para mim um grande estímulo.”
GABRIELA BAPTISTA, CONSELHEIRA ASANA

Estamos todos no mesmo barco

Todas estas pequenas e grandes iniciativas têm ajudado a manter a nossa equipe global conectada e engajada enquanto realiza o seu trabalho à distância. Se tiver interesse em se juntar à equipe, confira as nossas vagas disponíveis e candidate-se agora mesmo.

Sua equipe está trabalhando à distância? Saiba como a Asana pode ajudar e inscreva-se gratuitamente

Artigos relacionados

Team Asana

Liderança em meio a mudanças: como estamos conduzindo o trabalho remoto na Asana