pt

Adaptando-se em prol do bem: conversa com a Timbuk2

Leia este artigo em inglês, francês, alemão, espanhol ou japonês.

De entidades sem fins lucrativos que estão na linha de frente das pesquisas, testes e respostas a desastres às empresas que estão se adaptando em prol do bem, organizações do mundo inteiro têm se unido diante da recente pandemia. 

Uma dessas empresas é a Timbuk2, fabricante de bolsas de qualidade com sede em São Francisco, localizada na mesma rua da sede da Asana. A Timbuk2 é famosa por suas bolsas estilo mensageiro e, mais recentemente, ficou conhecida por colaborar com a NBC Sports Bay Area para produzir 50.000 máscaras para trabalhadores de setores essenciais — uma iniciativa denominada Messengers 2 Masks. Trocamos algumas ideias com Michelle Nadeau, diretora de marketing da Timbuk2, para conhecer um pouco mais sobre a Messengers 2 Masks e saber como a Asana contribuiu para manter a equipe da Timbuk2 conectada durante este período. Veja a seguir o que ela nos contou: 

P: Por ser uma empresa que atua no setor de varejo, o que a equipe precisou fazer para adaptar o seu modelo de negócios em decorrência do confinamento e dos impactos da atual pandemia? 

R: Já havíamos decidido fechar temporariamente as nossas lojas antes do decreto de confinamento entrar em vigor, para garantir a segurança dos nossos clientes e funcionários. Depois que o confinamento foi oficialmente implementado em São Francisco, fechamos também a nossa sede e a fábrica local. Tivemos que reaprender a usar o nosso site, pois não tínhamos experiência em desativar algumas das suas funcionalidades. 

Embora determinados aspectos do negócio fossem operacionais, começamos a imaginar o que mais poderia ser feito, e quais eram as vantagens exclusivas de que dispúnhamos na Timbuk2. Como a nossa fábrica está situada no Mission District de São Francisco, foi possível adaptar rapidamente a linha de fabricação das bolsas estilo mensageiro para produzir máscaras para a comunidade local.   

P: Como essas mudanças afetaram a forma como as equipes da Timbuk2 trabalham e se mantêm conectadas? 

R: Se não fazemos happy hours pelo Zoom com toda a equipe, será que podemos realmente chamá-la de nossa equipe? Apesar de estarmos todos trabalhando à distância, queremos assegurar-nos de que os funcionários da Timbuk2 encontrem um equilíbrio entre a vida profissional e a pessoal. Antes, provavelmente tomaríamos uma cerveja depois do trabalho, por isso tem sido ótimo podermos nos conectar com as equipes em um ambiente social virtual. 

P: Como surgiu a iniciativa “Messengers 2 Masks” e a parceria com a NBC Sports Bay Area? 

R: Um dos valores essenciais da Timbuk2 é nos importarmos com o mundo à nossa volta. Quando chegou o momento de decidir como ajudaríamos a nossa comunidade local a enfrentar a pandemia, estava claro que deveríamos adaptar a nossa fábrica de bolsas em São Francisco para produzir máscaras e bandanas. Estávamos confiantes de que poderíamos assumir essa produção na nossa fábrica, e a NBC Sports Bay Area era o parceiro ideal para nos fornecer os materiais necessários. 

A parceria entre a Timbuk2 e a NBC Sports Bay Area surgiu de forma totalmente espontânea. Eles entraram em contato conosco e, ao final do dia, a nossa parceria havia se concretizado. Tem sido uma honra poder trabalhar com tais organizações de nível internacional, e estamos orgulhosos por apoiar os trabalhadores na linha de frente.

P: O que tem sido mais gratificante e desafiador no processo de adaptação para produzir máscaras para a comunidade local? 

R: Colocar a mão na massa e criar algo que contribui de maneira tão concreta para a luta contra o COVID-19 na nossa comunidade tem sido extremamente recompensador. Como empresa, todos nós apoiamos a iniciativa e publicamos nos nossos canais pessoais das redes sociais sobre o progresso e detalhes do voluntariado. Apesar de estarmos fisicamente separados, nunca houve tanta conexão entre nós.

Nossa comunidade realmente se mobilizou. Recebemos ligações de todas as partes, de pessoas que querem doar camisetas ou apenas nos motivar. Falar com as pessoas que receberam as máscaras também foi muito gratificante. É ótimo saber que estas máscaras estão chegando àqueles que necessitam e perceber esse impacto imediato. 

Nosso maior desafio: gostaríamos de poder fazer mais. A demanda por estas máscaras é muito alta, mesmo incluindo apenas a Bay Area. Recebemos uma quantidade imensa de pedidos de doação de máscaras de organizações igualmente merecedoras. Todo o trabalho destinado à fabricação destas máscaras é feito voluntariamente pela nossa equipe da Timbuk2. Somos poucos mas poderosos — fazemos tudo o que está ao nosso alcance para produzir o maior número de máscaras possível e garantir a segurança de nossos dedicados funcionários. 

P: Você disse que a Timbuk2 colocará essas máscaras de tecido de uso não-médico à venda. Pode falar um pouco mais sobre isso?

R: Não demoramos a perceber que os fãs leais à Timbuk2 estavam ansiosos para ter a sua própria máscara. Embora a nossa prioridade desde o início desta iniciativa tenha sido atender à grande demanda de máscaras em nossa comunidade local, temos o prazer de anunciar que as máscaras estão oficialmente disponíveis para compra aqui

P: Como a sua equipe usou a Asana durante todo esse processo? 

R: A Asana está enraizada no modo como as equipes operam na Timbuk2, mas estes últimos três meses realmente intensificaram essa dependência. Usamos a Asana para elaborar as nossas iniciativas e instruir as nossas equipes em relação aos ativos necessários em cada etapa. Ela tem sido uma ferramenta excelente para mantermos a eficiência e a responsabilidade e respeitarmos o tempo e a agenda de cada um. 

Passamos por um processo de aprendizado enorme ao trabalhar em casa, mas as atualizações de status na Asana nos permitiram avançar com eficiência e fazer a transição da maneira mais tranquila possível. A Asana ajudou as nossas equipes a se adaptar de forma dinâmica em um momento no qual as iniciativas mudavam praticamente todos os dias. 

P: À luz de todas as mudanças pelas quais a sua equipe passou, o que você acha que o futuro reserva para a Timbuk2? 

R: É da nossa natureza sermos corajosos diante do desconhecido. Inovação, qualidade e criatividade são as prioridades de todos os projetos aos quais nos dedicamos na Timbuk2, e, para ser sincera, a nossa equipe tem mais ideias maravilhosas do que tempo disponível para colocá-las em prática. À medida que progredimos como marca, sabemos que as necessidades de nossos clientes continuarão a mudar enquanto vivenciarmos esta nova realidade. Fabricar e vender máscaras não é a atividade principal do negócio, mas o nosso objetivo é nos adaptarmos e atendermos aos nossos clientes. Como sempre, as necessidades deles vêm em primeiro lugar. 

Faça o que quiser — de onde quiser — com a Asana

Somos gratos a clientes como a Timbuk2, que se uniram em nome da sua missão e comunidade durante esta crise. Conforme as equipes ajudam as populações necessitadas, fazemos a nossa parte para ajudá-las a colaborar, a conectar-se e a coordenar o trabalho de onde quer que estejam. Saiba mais sobre como a Asana pode ajudar a sua equipe a se conectar e trabalhar à distância, e cadastre-se já para usá-la gratuitamente

Would you recommend this article? Yes / No