Veja o futuro do trabalho com a Asana: conheça o sistema de navegação para a sua organização

14 de julho de 2020
3 minutos de leitura
facebookx-twitterlinkedin
See the future of work with Asana: Meet the navigation system for your organization article banner image

Dois anos atrás, compartilhamos pela primeira vez a nossa visão sobre o futuro do trabalho. Hoje, tenho o orgulho de dizer que cumprimos aquele roteiro com o lançamento do Cronograma, dos Portfólios, da Gestão de recursos, da Automatização e, agora, das Metas, proporcionando às organizações um sistema de clareza vivo que conecta as tarefas diárias aos objetivos de toda a empresa.

E estamos só começando. 

Tenho agora a satisfação de revelar o próximo capítulo da nossa visão de produto no evento Futuro da Asana. No decorrer dos próximos anos, criaremos o sistema de navegação para empresas. Da mesma forma como os veículos autônomos transportam as pessoas até seus destinos, nossa visão para a Asana é ajudar você e a sua equipe a percorrerem o trajeto rumo à sua missão, oferecendo as informações mais atuais sobre o caminho que vem pela frente. 

Aqui vai uma prévia de como será o futuro do trabalho com a Asana. 

Repense o conceito de reunião com os huddles 

Reuniões são um dos itens que mais consomem o tempo e a energia de uma equipe, especialmente quando são entediantes e improdutivas. 

No futuro, essas reuniões serão substituídas por uma nova forma de sincronização: os huddles ou encontros estratégicos. 

future of work: huddles

Os huddles ou encontros estratégicos são sincronizações rápidas. Eles sempre têm um objetivo e uma pauta com itens específicos, de modo que duram somente o tempo necessário. Um assistente virtual agendará o encontro e criará uma pauta para vocês, a fim de que a reunião não saia do foco. E, durante o encontro, a Asana irá transcrever a conversa automaticamente, atribuindo itens de ação para que as responsabilidades e próximas etapas fiquem claras.

Transforme o caos em clareza 

Hoje em dia, somos constantemente interrompidos pelas ferramentas que usamos na vida pessoal e na profissional. Em uma economia movida a distração, o caos é a regra, e as intermináveis notificações dificultam ainda mais nossa concentração no trabalho que realmente importa. 

Na nossa visão sobre o futuro do trabalho, a Asana transforma o caos em clareza. 

Future of work: focus mode

Imagine um cenário em que você faça login na Asana no início de cada dia de trabalho e encontre uma lista clara de tarefas, compiladas de todas as outras ferramentas que você já utilize, e automaticamente priorizadas com base nos objetivos da sua empresa, nos cronogramas da sua equipe e, também, nas suas prioridades profissionais e pessoais. Para ajudar a alcançar o seu melhor desempenho no trabalho, um recurso que favorece a concentração eliminará as distrações e permitirá que você defina preferências para receber somente as mensagens e atualizações relevantes para o trabalho que tiver em mãos. 

Alinhe atenção e intenção

As listas de tarefas da maioria das pessoas estão sempre travando uma batalha com suas agendas. Aquilo que você pretende realizar num determinado dia compete com reuniões e outras demandas do seu tempo. 

Agora, imagine um assistente virtual na Asana projetado para ajudar a alinhar a sua atenção às suas intenções. Depois que você definir uma intenção para o dia, a Asana ajustará e organizará inteligentemente a sua agenda para você, a fim de encontrar um equilíbrio entre as suas tarefas e a sua agenda. 

Uma loja de fluxos de trabalho para ajudar as equipes a enfrentar qualquer projeto

Concluir um projeto ambicioso com sucesso, como lançar uma campanha multimídia global ou colocar um novo produto no mercado, exige o uso dos fluxos de trabalho corretos. Mas mapear esses fluxos de trabalho demanda tempo e conhecimentos de gestão específicos, e as equipes de hoje nem sempre conseguem fazer esse mapeamento da forma correta. 

Então, pensamos o seguinte: se os consumidores têm uma loja de aplicativos, por que as equipes não podem ter uma loja de fluxos de trabalho onde seja possível escolher o fluxo de trabalho correto com o clique de um botão?

Future of work: workflow store

Na nossa visão do futuro do trabalho, construímos uma loja de fluxos de trabalho dentro da Asana que permitirá que as equipes encontrem e ajustem esses fluxos para enfrentar os novos desafios. Em vez de fazerem sempre as mesmas coisas nada inovadoras no início de cada projeto, as equipes serão capazes de lançar mão das melhores práticas usadas pelos líderes do segmento e por desenvolvedores externos do mundo todo. Bastará apontar, clicar e começar a trabalhar.

Relatórios que se preenchem sozinhos

Toda organização estabelece metas, mas estas acabam, frequentemente, compartilhadas em slides, não efetivamente atreladas ao trabalho cotidiano. Isso deixa os líderes e membros das equipes sem saber como o trabalho pode evoluir em direção aos objetivos estratégicos. Hoje, lançamos o recurso de Metas para que todos os integrantes de uma organização possam estar alinhados à missão em comum. 

No futuro, os relatórios de status irão praticamente se preencher sozinhos na Asana, fornecendo visibilidade instantânea sobre como o trabalho individual está contribuindo para a missão coletiva. Imagine relatórios que se construam automaticamente com informações de trabalho extraídas dos projetos, proporcionando aos líderes uma visualização clara sobre o trabalho da equipe para que não precisem procurar pessoalmente as informações.

Construindo o futuro do trabalho

Mal podemos esperar a hora de transformar essa visão do trabalho futura em realidade na Asana. Se já não é fácil conseguir alcançar clareza em circunstâncias normais, isso fica ainda mais difícil agora, com as equipes do mundo todo enfrentando mudanças sem precedentes nos locais e nas formas como trabalham juntas. 

Em última instância, o que nos impulsiona é a sua missão. A Asana existe para que você possa alcançar a sua missão mais rapidamente, e é uma grande satisfação podermos construir um sistema de navegação para a sua organização que possibilite às equipes operar com clareza, responsabilização e alinhamento em níveis jamais vistos. 

Acesse asana.com/future-of-asana para ver o que estamos construindo para o futuro do trabalho.

Artigos relacionados

Company

Asana comemora 50.000 organizações pagantes e 6 trimestres de taxa de crescimento acelerada