pt

Dicas da Asana: três maneiras de definir metas alcançáveis

Leia este artigo em inglês, francês, alemão, espanhol ou japonês.

Todos nós já passamos pelo exercício de definir metas no trabalho, mas, quantas dessas metas parecem ser realmente alcançáveis, relevantes ou pessoais? Apesar do tempo e dos esforços que a maioria das equipes investe na determinação de metas no início do trimestre ou do ano, raramente vemos o mesmo nível de energia na sua implementação. E isso acontece porque, na maioria das vezes, as metas estão desconectadas do nosso trabalho real. 

Para definir metas alcançáveis, precisamos conectá-las ao nosso trabalho cotidiano. Compreender como o seu trabalho diário se conecta às suas metas não facilita somente a elaboração de metas. De acordo com o Índice Anatomia do Trabalho, os funcionários que têm clareza sobre como o seu trabalho afeta a organização são duas vezes mais motivados do que os colegas que não têm essa clareza. 

Com o lançamento do recurso de Metas, as equipes finalmente têm uma forma de conectar o próprio trabalho à missão da organização. Contudo, para obter o máximo benefício desse recurso, a sua equipe precisa saber como estabelecer ótimas metas. Com isso em mente, aqui vão três maneiras de estabelecer metas alcançáveis na Asana:

1. Defina metas específicas

Uma meta somente será útil se você souber qual é a sua data de conclusão, a forma como será mensurada e o que, exatamente, se quer alcançar com ela. As metas específicas também oferecem um roteiro sobre quais etapas precisam ser seguidas para se chegar lá. 

Ao estabelecer uma meta, você deve esclarecer: 

  • O objetivo principal da meta com uma frase focada na ação
  • Os detalhes sobre como alcançar a meta
  • Como o sucesso será mensurado
  • O que constitui o alcance total da meta, o alcance parcial ou o não alcance

2. Confira o progresso regularmente

Seja ao definir metas para toda a organização ou metas específicas da equipe, é necessário conferir periodicamente o seu progresso. Em vez de estabelecer as metas e esquecê-las, devemos torná-las parte do trabalho cotidiano. Ao agendar verificações de progresso frequentes, você se assegura de que o trabalho esteja alinhado ao objetivo geral. 

Com o recurso de Metas, é possível estabelecer metas para a equipe e para toda a empresa, conectando, em seguida, o seu trabalho em nível de projeto ou de Portfólio para obter insights em tempo real sobre como o trabalho da equipe contribui diretamente para os objetivos estratégicos. Você pode ver qual porcentagem das metas já foi alcançada e compartilhar atualizações de progresso com todas as partes envolvidas na concretização das metas.

3. Analise o seu impacto

Se você estabelecer metas regularmente, haverá metas que não serão alcançadas. Isso está bem, e é até ideal. Na Asana, temos o objetivo de alcançar 70% das nossas metas. Se alcançarmos mais do que isso, significa que eram fáceis demais. Se não chegarmos aos 70%, talvez muitas das metas tenham sido demasiado ambiciosas. 

Independentemente de você ter alcançado a meta totalmente, parcialmente ou, até mesmo, se não a tiver alcançado, sente-se com a sua equipe depois de vencido o seu prazo e façam uma avaliação. Avaliem o que deu certo e quais foram os obstáculos no caminho, caso tenha havido algum. Quais fatores afetaram o progresso da meta? O que pode ser feito melhor da próxima vez? Ao ter esse tipo de conversa, vocês podem ajustar e melhorar o processo de definição de metas da equipe para que consigam estabelecer metas melhores. 

Estabeleça metas da forma certa

Com o recurso de Metas, você pode conectar o seu trabalho diário às metas em nível de equipe ou de organização. Na Asana, chamamos isso de pirâmide de clareza. Para criar a pirâmide de clareza dentro da sua organização ou equipe, comece uma abordagem de definição de metas por meio de objetivos e principais resultados (OKR, na sigla em inglês). 

Aprenda mais sobre como definir objetivos e principais resultados com o nosso eBook

Would you recommend this article? Yes / No