Como criar uma Pirâmide de clareza com as Metas na Asana

Retrato de contribuidores da equipe AsanaTeam Asana
1 de setembro de 2020
2 minutos de leitura
facebookx-twitterlinkedin
Pyramid of clarity article banner image

Por ser um líder de equipe, uma de suas responsabilidades mais importantes é ajudar os membros da sua equipe a priorizar o trabalho certo de modo a contribuir para as metas da sua organização. Sabemos que é mais fácil falar do que fazer. A verdade é que há inúmeros projetos nos quais a sua equipe pode estar trabalhando em um determinado momento, mas nem todos têm prioridade alta ou grande impacto. Portanto, como manter o trabalho irritante e de baixa prioridade à distância e se certificar de que todos estão usando a sua energia e tempo limitados com eficiência? Na Asana, acreditamos que o primeiro passo é alinhar toda a sua equipe à mesma visão e vincular as metas à sua estratégia e execução. Em outras palavras, tudo começa com a Pirâmide de clareza.

O que é a Pirâmide de clareza?

Em primeiro lugar, gostaríamos de explicar que a Pirâmide de clareza não é um recurso Asana, ou algo que você encontrará no nosso produto. No entanto, se você usa a Asana há algum tempo, já deve ouvido falar dela. 

Nós definimos a Pirâmide de clareza como uma estrutura para vincular o trabalho diário aos objetivos estratégicos, de forma que todos os integrantes da sua organização entendam como o trabalho de cada um contribui para a missão da empresa. Em outras palavras, cada tarefa deve estar conectada a um projeto, que poderá fazer parte de um portfólio, que, por sua vez, é vinculado a uma Meta que contribui para a missão da sua empresa. Com efeito, o lançamento do recurso de Metas, no início deste ano, representou a etapa que faltava para concluirmos a Pirâmide de clareza para os nossos clientes.  

Pyramid of clarity

Quando implementada de maneira abrangente, a Pirâmide de clareza proporciona um alinhamento claro e completo entre todos os indivíduos, equipes e departamentos. Isso lhe permite tomar decisões melhores e priorizar o trabalho que causa um impacto mensurável.

Quais são as vantagens de construir uma Pirâmide de clareza na Asana?

Construir uma Pirâmide de clareza na Asana permite vincular as metas diretamente ao trabalho da sua equipe, no lugar exato onde ele acontece. Além disso, quando há progresso, você não precisa se preocupar em atualizar uma planilha específica ou uma plataforma de slides, pois tudo é interconectado e registrado em tempo real. Isso lhe permite monitorar e alcançar as suas metas com mais facilidade e ajustar as prioridades quando houver mudanças nas necessidades empresariais. Veja a seguir outras vantagens segundo os nossos clientes: 

  1. Redução dos atritos interdisciplinares relacionados à priorização e à alocação de recursos. 

  2. Menos tempo gasto com o alinhamento e o realinhamento das iniciativas às metas quando ocorrem mudanças.

  3. Mais facilidade em gerar relatórios sobre o progresso, além de reconhecer realizações, identificar trabalhos duplicados e corrigir o curso de tarefas em risco. 

quotation mark
Nós conseguimos realizar cinco vezes mais trabalho por pessoa do que empresas que são dez vezes maiores do que nós, e de forma relativamente descontraída. Usar um sistema como a Asana significa que não temos que guardar tudo na cabeça, o que desocupa espaço para a criatividade.”
BRETT GUREWITZ, DIRETOR EXECUTIVO DA EPITAPH RECORDS

Uma equipe alinhada é uma equipe eficaz

Quando o assunto é aumentar a eficácia da sua equipe, são vários os benefícios de vincular o seu trabalho às metas estratégicas da empresa. De acordo com uma pesquisa, os funcionários que acreditam que a sua organização está preparada para trabalhar com eficiência têm uma probabilidade três vezes maior de se sentirem motivados a alcançar suas metas. Além disso, estão quatro vezes mais propensos a terem um bom comprometimento com o trabalho — uma grande vitória para todas as equipes a qualquer momento, mas especialmente agora que muitas estão trabalhando à distância. 

E se você está em busca de boas práticas para definição de metas ou ideias para construir a sua própria Pirâmide de clareza, pode contar conosco. Baixe o Manual Asana sobre objetivos e principais resultados para começar a causar um impacto ainda maior hoje mesmo. 

Artigos relacionados

Product

Menos distração, mais foco: conheça os novos recursos desenvolvidos para ajudar a alinhar atenção e intenção