pt

Proporcionar clareza ao definir metas, por cinco especialistas em objetivos e principais resultados

Leia este artigo em inglês, francês, alemão, espanhol ou japonês.

Nos últimos seis meses, o mundo e o campo laboral sofreram mudanças drásticas. As prioridades mudaram, as equipes, que costumavam trabalhar fisicamente juntas, estão agora distribuídas e as formas de operar não são mais as mesmas. Enquanto organização, como é possível manter o alinhamento entre as pessoas e as equipes neste novo contexto? Como é possível preservar a clareza sobre quais são as suas metas e o que é necessário para alcançá-las?

Os objetivos e principais resultados (OKRs, na sigla em inglês) são uma maneira de proporcionar clareza na organização. Eles consistem em uma estrutura que deixa todos em sintonia, para que as equipes possam avançar em conjunto e a uma só voz na mesma direção, o que é especialmente oportuno nos dias de hoje.

Isso levou a Asana a conversar com cinco especialistas para conhecer as suas dicas e perspectivas sobre as formas mais adequadas de implementar os objetivos e principais resultados nas organizações, mantendo as equipes progredindo juntas. Leia a seguir o que eles disseram:

Wesley Knowles, consultor sênior, pm2Consulting

Qual é a regra mais importante a se ter em mente ao definir os objetivos e principais resultados?

Cada pessoa que recorre aos objetivos e principais resultados tem necessidades específicas. A gerente de um serviço de apoio ao cliente precisa saber como está o desempenho da sua equipe a cada momento, e precisa adaptá-la às necessidades crescentes dos clientes quase que diariamente. Por outro lado, a rotina de trabalho de um contador interno é menos volátil. Quando se trata de objetivos e principais resultados, muitas organizações impõem o mesmo ritmo a todos os seus funcionários, e isso faz com que as equipes se sintam decepcionadas com eles. O contador pode ser instruído a participar de reuniões em pé diárias e desnecessárias com a sua equipe, enquanto que a gerente do serviço de apoio ao cliente não consegue se reunir com a equipe com a frequência necessária. Além de prejudicar o desempenho organizacional, isso dificulta a adoção e a continuidade dos objetivos e principais resultados, uma vez que a equipe executiva da empresa não está ciente do problema. Devemos sempre permitir que cada equipe siga o ritmo específico aos seus processos.

Qual é o maior desafio para um processo de objetivos e principais resultados bem-sucedido?

Vincular à estratégia. Se os seus objetivos e principais resultados não estiverem claramente vinculados à estratégia da organização, é muito provável que eles a levem para o caminho errado. Muitas vezes, uma organização dará aos seus funcionários algum tipo de treinamento que aborde “o jeito certo de estabelecer objetivos e principais resultados”, seja internamente ou por meio de um instrutor — ambos desprovidos da experiência necessária em desenvolvimento de estratégias. A equipe de desenvolvimento se dedica à criação de softwares de última geração, que geram grande demanda dos servidores, enquanto que o foco da equipe de infraestrutura é o corte de gastos, resultando em softwares que não funcionam adequadamente. Por sua vez, a equipe de vendas pode estar empenhada em vender produtos que talvez já não sejam do interesse da organização. O desenvolvimento estratégico e o alinhamento apropriados são o primeiro passo mais poderoso e também mais negligenciado em qualquer processo de objetivos e principais resultados.

Mulyadi Oey, fundador, Product Narrative

Quão importante é a aprovação e adesão por parte do corpo de diretores para o sistema de objetivos e principais resultados de uma empresa?

Responsabilidade e orientação claras são dois elementos essenciais nos objetivos e principais resultados. Numa empresa, a maior influência e estímulo a esse sistema vem normalmente do corpo de diretores, que ocupam os cargos que mais contribuem para a sua adoção. Ao mostrarem claramente a situação atual da empresa e qual é direção a seguir, há uma maior probabilidade de que isso encontre repercussão no restante da organização. Quando o corpo de diretores demonstra comprometimento no nível em que se encontra (por exemplo, ao revisar frequentemente o status dos objetivos e principais resultados do faturamento e reagir de maneira estratégica), a tendência é que toda a organização siga os mesmos passos. Quando os líderes estão dispostos a liderar pelo exemplo, a adoção tem cinco vezes mais chances de ser bem-sucedida.

A aprovação por parte do corpo de diretores é fundamental para que os objetivos e principais resultados sejam adotados de forma satisfatória por toda a empresa.

Ben Lamorte, presidente, OKRs.com

Quais são as mais recentes tendências e mudanças comportamentais no universo dos objetivos e principais resultados?

As organizações estão reservando mais tempo para implementar os objetivos e principais resultados, e adotando uma abordagem do tipo “antes de correr, é preciso saber engatinhar”. Em 2016, algumas organizações solicitaram um pequeno projeto de objetivos e principais resultados que incluísse uma ou duas ligações telefônicas e um workshop de treinamento no local sem orientação contínua. Atualmente, quase todas as que precisam de ajuda com esse sistema exigem um programa de suporte contínuo para assegurar o êxito dos objetivos e principais resultados nas suas organizações.

Jenny Bowes, gerente de marketing, There Be Giants

Como a conexão dos objetivos e principais resultados da empresa ao trabalho em si promove a criação de valor?

Conectar os objetivos e principais resultados da empresa ao trabalho em si resume-se a os funcionários perceberem e compreenderem de que maneira contribuem para a organização. Os funcionários do mundo moderno querem mais do que cumprir um horário de trabalho para pagar as contas. Eles desejam entender e sentir o propósito do que fazem. Estabelecer a conexão entre os objetivos e principais resultados da empresa e o trabalho que está sendo realizado permite aos funcionários saber qual é o seu valor e como eles contribuem para o sucesso futuro. 

Ao conectar os objetivos e principais resultados da empresa ao trabalho, você promove um ambiente no qual prevalecem o foco e o alinhamento às prioridades principais da empresa. Além disso, você capacita os seus funcionários a contribuírem com um valor concreto e lhes dá a confiança de dizer “não” às tarefas que não estão relacionadas aos objetivos gerais da empresa.  

Alex P. Bartholomaus, presidente e diretor executivo, People Stretch Solutions

Como as organizações podem evitar os desafios relacionados aos objetivos e principais resultados?

Este ano, um dos nossos clientes estava com dificuldades de atingir o nível de comprometimento organizacional necessário durante o primeiro ciclo de objetivos e principais resultados. Eles fizeram um trabalho mal feito ao integrar as conversas sobre objetivos e principais resultados às suas avaliações individuais e de equipe. A revisão era feita mensalmente, enquanto que o primeiro trimestre requeria uma frequência maior, o que se evidenciou na retrospectiva que aconteceu ao final do primeiro trimestre.

Para evitar esse problema, as expectativas foram definidas durante a etapa de planejamento estratégico do ciclo seguinte de objetivos e principais resultados. Nós também incluímos outros participantes no workshop destinado à equipe executiva e destacamos a relação entre as avaliações individuais semanais e as avaliações de equipe quinzenais, com o intuito de estimular conversas que permitam alinhar os objetivos e principais resultados e gerar resultados positivos. Quando não há tais conversas, não é possível manter os resultados atualizados, a organização não se torna mais transparente e os indivíduos não são responsabilizados pelo próprio comprometimento.

Baixe o manual Asana sobre objetivos e principais resultados

Tem interesse em aprender mais sobre os objetivos e principais resultados? Baixe agora o nosso eBook gratuito.

Would you recommend this article? Yes / No