Quatro atividades na Asana para fortalecer as relações nas comemorações de fim de ano
Leia este artigo em inglês, francês, alemão, espanhol ou japonês.
Este ano, com o trabalho sendo feito à distância devido à COVID-19, as comemorações de fim de ano no trabalho podem divergir um pouco do normal. A maioria das empresas não poderá planejar as festas de fim de ano tradicionais nem organizar eventos presenciais. Porém, a impossibilidade de reunir todos no mesmo lugar não impede que a equipe se conecte de alguma forma para comemorar.
Pedimos dicas às nossas equipes de serviços profissionais e sucesso do cliente. Essas equipes, que lidam diretamente com o cliente, sabem da importância de capacitar a equipe, fortalecer as relações e comemorar o sucesso por meio do estilo Asana de fazer mudanças. Elas compartilharam quatro atividades na Asana para ajudar a sua equipe a sentir-se conectada, junto com dicas imperdíveis de como usar a Asana.
Crie um quadro de méritos na Asana
Um quadro de méritos serve para compartilhar fotos, GIFs, mensagens e agradecimentos. Nós, da Asana, gostamos de criar quadros de elogios para ocasiões especiais, como Asaniversários, aniversários ou promoções. Tradicionalmente, esses quadros são muitas vezes objetos físicos, mas também é possível criar quadros de méritos virtuais na visualização de quadro da Asana.
Para criar um quadro de méritos na Asana, crie um projeto na visualização de quadro. Compartilhe-o com os membros da equipe e incentive-os a adicionarem fotos, mensagens, GIFs e agradecimentos. Se estiver criando um quadro de méritos em homenagem a um membro específico da equipe, a mensagem deve focar nas conquistas desse membro, mas também é possível criar um quadro de méritos para fazer uma retrospectiva de 2020, comemorar as conquistas da equipe e preparar-se para o novo ano. Uma vez preenchido, ele ficaria mais ou menos assim:
💡Dica: se estiver criando um quadro de méritos para um membro específico da equipe, o projeto deve permanecer privado até que esteja pronto para ser compartilhado.
Planeje uma caça ao tesouro virtual
Uma caça ao tesouro virtual pode ser uma ótima forma de desafiar e motivar a sua equipe. A caça ao tesouro pode ser preparada com antecedência e compartilhada durante uma reunião da equipe, ou deixar que o desafio dure uma semana inteira, dependendo do nível de complexidade da atividade.
Para prepará-la, esconda emojis temáticos de fim de ano nos comentários e descrições de tarefas em vários projetos. Em cada emoji, inclua um link para um formulário da Asana a ser preenchido pelo membro da equipe quando encontrar o emoji, para “registrar” a descoberta. Quando a caça ao tesouro terminar, um desses formulários é sorteado, e o vencedor ganha prêmios temáticos de fim de ano.
💡Dica: se quiser simplificar a caça ao tesouro, coloque todos os projetos em um portfólio, para que a equipe saiba onde procurar. Se quiser deixá-la mais desafiadora, diga a todos que os emojis podem estar espalhados por todos os projetos de uma determinada equipe Asana.
Organize uma competição de fim de ano
Uma competição amigável pode ser o grande destaque do fim de ano, mas concursos de fantasias não são muito divertidos pelo Zoom.
Em vez de organizar uma competição por vídeo, peça aos membros da equipe que tirem fotos com antecedência e as enviem a um projeto especial por meio de um formulário da Asana. É possível até criar categorias, como o visual de natal mais festivo, a fantasia mais feia, o casal mais fofo ou o melhor visual de fim de ano para animais de estimação. Então, para votar, todos “curtem” as fotos de que mais gostarem.
💡Dica: assim que os prazos de envio e votação terminarem, ordene o projeto por número de “curtidas” para ver quem ganhou.
Realize uma corrida na Asana
Se quiser aumentar o nível da competição amigável, considere realizar uma corrida durante a próxima reunião da equipe. Realizar uma corrida na Asana tem a vantagem adicional de ajudar novos membros da equipe a aprenderem mais sobre a Asana de forma divertida e motivadora, um dos elementos principais do estilo Asana de fazer mudanças.
Para realizar uma corrida na Asana, crie uma lista das coisas que os membros da equipe precisam fazer. Essa lista pode ser simples ou complexa, dependendo do quão familiarizada a sua equipe estiver com a Asana. Por exemplo:
- Curtir tarefas, adicionar comentários e enviar uma apreciação
- Fazer uma captura de tela de uma criatura comemorativa (dica: conclua tarefas e marcos para vê-las voando pela tela)
- Cobrir a tela com fotos de gatos e cães sem sair da Asana (dica: a opção “bônus especial” deve estar ativada; então, utilize os atalhos Tab + B ou Tab + V)
- Criar uma regra com a temática de fim de ano, como “quando concluir uma tarefa, adicione um comentário de ‘Boas festas ❄️⛄️’”
- “Compor” uma canção na visualização de cronograma (dica: crie tarefas com datas de início e término, e mude o título da tarefa para a letra de uma canção)
Estabeleça prazos e incentive todos a enviarem capturas de telas para comprovar suas conquistas. O primeiro a concluir todas as tarefas, vence!
Reforçar as relações e o clima de fim de ano
Apesar de 2020 ter sido um ano difícil, ainda é possível levar ânimo, motivação e o clima de fim de ano a equipes que trabalham remotamente. Isso também ajudará a conhecer a Asana um pouco mais a fundo. Experimente essas quatro ideias ou compartilhe nos comentários a sua própria atividade favorita de fim de ano na Asana!
Para acessar modelos de projetos com essas ideias e muito mais, acesse o nosso modelo de projeto da coleção de comemoração de sucessos da Asana.