pt

Momentos que definem a carreira: sessão de perguntas e respostas com líderes da Asana

Leia este artigo em inglês, francês, alemão, espanhol ou japonês.

A Asana tem o compromisso de ajudar seus funcionários a crescerem pessoal e profissionalmente. Acreditamos que a melhor forma de apoiar o crescimento profissional seja por meio de uma estrutura, benefícios e cultura que possibilitem esse crescimento. A decisão de como trilhar o caminho a partir daí é inteiramente deles.

O crescimento não é linear, mas isso não quer dizer que não seja importante. De acordo com o Índice Anatomia do Trabalho 2021, os funcionários do mundo todo querem trabalhos gratificantes tanto pessoal quanto profissionalmente. A principal resolução de ano novo dos profissionais do conhecimento do mundo é crescer profissionalmente em 2021, seguida de ganhar autoconfiança no contexto do trabalho.

Para descobrir como chegar lá, conversamos com alguns líderes da Asana sobre como a trajetória profissional deles foi moldada por experiências diferentes. Eles compartilharam conosco os momentos que mais definiram suas carreiras e as situações que os fizeram crescer pessoal e profissionalmente, elevando o seu trabalho a um patamar superior.

“Em 2021, quero investir no valor do meu crescimento”

Kayla Vatalaro, chefe de aquisição de talentos, impacto social e entidades sem fins lucrativos, São Francisco: “No começo do ano, fiz um exercício de definir os meus valores, com o objetivo de vivê-los intencionalmente no dia a dia. O primeiro valor foi o meu crescimento pessoal e profissional, assim como a valorização e o apoio do crescimento dos outros, tanto na Asana quanto na minha comunidade.

No meu cargo de coordenação da aquisição de talentos, impacto social e entidades sem fins lucrativos, me comprometi a liderar a aprendizagem e a transformação de longo prazo da empresa. Eu me pergunto: como a intenção de viver esse valor de crescimento pode ajudar a apoiar as nossas comunidades negras e pardas? Como o meu cargo na Asana pode ser uma força transformadora das nossas práticas, além de servir de exemplo para que outras empresas possam se envolver de verdade e fazer a sua parte? 

  • No meu trabalho de recrutamento, a Asana prioriza uma avaliação profunda das nossas práticas de contratação e promoção, a fim de identificar os vieses existentes e como eliminá-los. Para o nosso grupo preferencial de candidatos a cargos de iniciantes, investimos em estágios direcionados a indivíduos com históricos não tradicionais, e continuaremos a cultivar uma cultura que elimine desigualdades sistêmicas de forma proativa, em vez favorecer uma tendência à conformidade.
  • Como líder para o alcance de um dos objetivos da nossa empresa, eu levo a responsabilidade além das intenções filosóficas, focando em resultados mensuráveis e atribuindo à liderança da empresa (incluindo a mim mesma) objetivos e principais resultados tangíveis de diversidade, equidade e inclusão. 
  • Como patrocinadora e membro de um grupo de recursos de funcionários, assumo o compromisso de ouvir e educar-me sobre os problemas e a opressão vividos pelas comunidades marginalizadas. Ofereço mentoria, espaços confidenciais e fóruns que busquem a união entre as nossas comunidades de grupo de recursos de funcionários. 
  • No meu trabalho de impacto social, tentamos ser inovadores na nossa abordagem, traçando paralelos entre inovação, criatividade, diversidade e humanidade. Trabalhamos ativamente para alinhar os nossos investimentos em impacto social e nas comunidades às nossas estratégias de diversidade, equidade e inclusão, bem como para priorizar o apoio às comunidades mais desfavorecidas, aproveitando as janelas de oportunidade.

Com um número cada vez maior de empresas fazendo promessas de combater o racismo nas suas equipes que correm o risco de não ser cumpridas, em 2021, quero investir no valor do meu crescimento, para assegurar que eu e todos na Asana possamos permanecer firmes nas nossas decisões e focados em um programa de mudanças.”  

“Desde o início, pude ver o quanto eu era valorizada e o impacto que eu poderia ter”

Beth Toland, chefe de pesquisa de experiência, São Francisco: “Na Asana, os fatores que mais definiram a minha carreira sempre foram a cultura da empresa, o nosso sistema de áreas de responsabilidade e a nossa equipe de liderança. Foi a confiança nesses três elementos que trouxe a minha carreira até aqui. Já assumi muitos riscos na Asana, o que só foi possível graças ao apoio de líderes de primeira, que criaram uma cultura de colaboração, apoio e tomada de riscos. 

Na Asana, a capacidade de cada funcionário de fazer o seu trabalho da forma mais impactante possível começa pela nossa equipe de liderança, que sustenta uma cultura de confiança e transparência. Nunca me esquecerei de que, quando entrei na empresa, sete anos atrás, fazíamos sessões de análise e crítica de design com o nosso cofundador, o JR. As equipes compartilhavam ideias, esboços, conceitos e pesquisas para debate. Além de estar interessado em ouvir as nossas opiniões e insights dos clientes, ele também sempre pedia opiniões que fossem contrárias às dele.

O nosso cofundador e diretor executivo, Dustin Moskovitz, priorizou a contratação dos líderes mais excepcionais que realmente estivessem abertos a opiniões divergentes. O que eu acho dos líderes na Asana: eles lideram pelo exemplo, gerando expectativas de abertura, curiosidade e rigor. Desde que entrei aqui, pude ver o quanto eu era valorizada e o impacto que eu poderia ter.” 

“Muita ênfase é dada ao crescimento durante todos os estágios da nossa carreira” 

Niranjan Ravichandran, gerente de engenharia e líder regional, Vancouver: “Sempre me surpreendo com a mobilidade profissional interna, a mentoria e o apoio aos gerentes da Asana. Muita ênfase é dada ao crescimento em todos os estágios da carreira. Inicialmente, entrei na Asana como contribuidor individual para ajudar a criar o nosso aplicativo móvel. Uma fase recente que resultou em muito crescimento pessoal para mim foi quando me mudei para Vancouver para ajudar a montar e liderar aqui o novo escritório de desenvolvimento de produtos. Como líder regional, sou responsável por liderar uma equipe multissetorial e aumentar a presença da Asana em Vancouver, além do trabalho de desenvolvimento de produtos do nosso escritório. 

Como ocorre com muitas decisões, escolher o local do novo escritório trouxe alguns desafios, como, por exemplo, o de navegar por um novo mercado de talentos e pela logística de um novo país. Precisei sair da minha zona de conforto para entender melhor como criar uma identidade exclusiva para o escritório, elaborar uma cultura adaptada à região e alinhada aos valores da Asana, e aumentar a equipe local, captando e contratando novos talentos. Fui incentivado pelo meu gerente a assumir 100% da responsabilidade e encarar esse desafio ambíguo como uma forma de aprender, explorar novos horizontes e progredir rumo às nossas metas.” 

“Desenvolvi a visão de produto mais ampla e profunda da minha carreira”

Catt Small, designer de produtos, Nova York: “Após o lançamento do recurso de Metas da Asana em julho, a minha equipe passou a contar com um mapa de melhorias de curto prazo, mas não tinha até então dedicado muito tempo a uma visão de longo prazo. Decidimos cocriar e apresentar uma visão para o futuro do produto Metas. Foi um projeto ambicioso que envolveu diversos participantes de múltiplos departamentos da empresa e levou três meses para ser concretizado. Usei a Asana para planejar e executar o projeto em colaboração com o gerente do produto Metas, o nosso parceiro de pesquisa em experiência do usuário e outros designers.

O nosso trabalho foi altamente abrangente, mas conciso. Juntos, aprendemos a equilibrar sucintez e reflexão profunda. É a visão de produto de dois anos mais ampla e profunda que já elaborei, e os líderes ficaram muito entusiasmados com o que apresentamos.

“Sinto-me grata pela oportunidade de expandir as minhas habilidades, pelo tempo que nos deram para fazer isso corretamente e pelos meus colegas de trabalho, sempre atenciosos e colaborativos.”

Aprendi o valor de reunir colaboradores que ajudem a concluir projetos grandes, dividindo o trabalho em porções menores e priorizando uma experiência de alta qualidade em vez de quantidade de conteúdo. Para mim, a missão da Asana é fornecer a clareza e o foco necessários para que as equipes deem o melhor de si e causem um impacto no mundo, e nós conseguimos realizar isso.”

“A oportunidade de superar os limites da minha zona de conforto e adquirir habilidades que eu nunca esperava desenvolver.” 

Jack Hanratty, chefe do departamento comercial e de novos negócios da região da Europa, Oriente Médio e África (EMEA), Dublin: “Foram tantos os fatores que me motivaram a entrar na Asana dois anos atrás! O principal deles foi a oportunidade de aprender, crescer e agregar valor. Acho importante considerar o destino final e identificar os estágios mais importantes para chegar lá. Assim, é possível mapear as habilidades a serem desenvolvidas no decorrer de um período e ter algo que mantenha a nossa motivação. A minha meta final é ajudar a nossa equipe de vendas na EMEA a expandir-se e obter muito sucesso, transformando talentos e encantando os nossos clientes. 

Fui contratado com base no meu potencial. Quando entrei na Asana, tive a oportunidade de montar várias equipes de vendas na região EMEA, algo que nunca havia feito na minha carreira. Foi uma ótima oportunidade de construir algo do zero, e acho que isso foi o suficiente para gerar uma aceleração do meu crescimento profissional equivalente a 10 anos.

Para formular uma estratégia para toda uma região, tive que me basear no meu pensamento estratégico de traçar um plano de lançamento no mercado. Em que regiões eu investiria e por quê? Onde e quando eu contrataria talentos? Qual seria a melhor forma de aproveitar e desenvolver talentos novos e existentes? Durante esse processo, pude colaborar com várias equipes e regiões para executar projetos que eu jamais teria imaginado. Foi uma oportunidade incrível de sair da minha zona de conforto e adquirir habilidades que eu nunca esperava desenvolver.  

Por fim, tive o meu segundo filho em 2020. Isso me fez reconhecer o crescimento pessoal que me foi possibilitado graças ao nosso incrível programa de licença paternidade. Esse benefício me permitiu passar tempo com o meu filho e a minha família, o que me trouxe uma nova perspectiva sobre o motivo pelo qual escolhi esta profissão, e serei eternamente grato à Asana por isso.” 

Encontre na Asana a oportunidade que definirá a sua carreira

Este é um momento incrível para trabalhar na Asana. Venha explorar oportunidades que definem carreiras e ajudam a crescer e a aprender. Todos os nossos escritórios globais estão contratando novos talentos, candidate-se agora

Would you recommend this article? Yes / No