Nota do editor: esta é uma publicação feita pela convidada Monique Elise, escritora independente e influenciadora de estilo de vida.
Quanto o assunto é abrir uma empresa, muitos empreendedores são atraídos pela liberdade de ganhar dinheiro à sua maneira, mas isso não significa que não haverá desafios pelo caminho.
Uma das maiores dificuldades que enfrentamos é encontrar o equilíbrio adequado entre a vida profissional e a privada. Qualquer empreendedor sabe que é necessário desempenhar várias funções e lidar com tarefas todos os dias, especialmente quando se está começando. E durante um período no qual uma cultura repleta de agitação e trabalhos incessantes despertam tanto fascínio, como é possível abrir a empresa dos seus sonhos sem se exaurir? Em reconhecimento ao mês de conscientização sobre o estresse, tenho o prazer de compartilhar dicas básicas que sigo e que também poderão ser úteis para você encontrar um equilíbrio. O primeiro passo é se organizar.
Antes de nos aprofundarmos nesse assunto, preciso fazer uma pergunta: você comanda os seus projetos, ou é comandado por eles? Tenho que admitir que, no início, em 2017, a minha vida se resumia à segunda opção. Vou contar um pouco sobre mim. Atualmente, eu concilio um emprego em tempo integral com outros dois negócios, nos quais atuo como escritora independente e influenciadora de estilo de vida. Parece muita coisa, eu sei, e uma das perguntas que mais ouço é “Como você consegue alcançar o equilíbrio entre tudo isso?” E eu respondo com uma única palavra: organização. Ser organizada me possibilita gerenciar e conciliar os meus projetos sem me sentir constantemente esgotada ou sobrecarregada. Além disso, a organização contribui para:
Economizar tempo.
Eliminar as distrações.
Reduzir o estresse e a ansiedade.
Melhorar a concentração.
Ao longo do tempo, aprendi que é melhor evitar a agitação e se dedicar à estratégia. Esse foi um dos melhores aconselhamentos de negócio que recebi. E acredite, ao traçarmos estratégias, estamos nos organizando!
Antes de tudo, organize o seu espaço de trabalho e as suas ferramentas. Verifique o seu escritório, mesa, e-mails e qualquer outro local utilizado no trabalho, e então ordene, arquive e guarde todos os itens e documentos que você ainda considera necessários para o seu negócio. Para dar um passo além, digitalize documentos físicos para que possam ser armazenados em plataformas como o Google Drive, que se integra à Asana.
Ser organizado requer clareza e consistência. Quais são as etapas essenciais para realizar as suas atividades? Liste-as e crie um fluxo de trabalho. Dessa maneira, quando chegar o momento de integrar novos funcionários ou delegar trabalhos, as outras pessoas poderão consultar essas informações.
Creio poder dizer sem receio de errar que grande parte das tarefas diárias é repetitiva. Portanto, é possível aumentar a sua eficiência ao automatizá-las. Na minha opinião, essa etapa é um divisor de águas, especialmente se você quiser melhorar o seu equilíbrio entre vida profissional e privada e recuperar um pouco de tempo. As Regras da Asana tornam esse processo simples, pois com elas, você pode facilmente configurar essas tarefas e se esquecer delas.
Outra maneira excelente de se organizar é criar modelos. Se possível, eu sugiro fazer isso para quase todas as tarefas. Comece com as suas respostas de e-mail, textos de mídias sociais ou blogs. A Asana tem um recurso que eu adoro, pois ele permite criar modelos de tarefa e de projeto com facilidade. E não é só isso, também há modelos padronizados que podem ser utilizados conforme as suas necessidades.
A última etapa para estruturar o seu negócio consiste em investir em uma ferramenta de gestão de trabalho. Se quiser saber a minha opinião, a Asana é a melhor ferramenta do mercado, pois facilita imensamente colaborar com a sua equipe e acompanhar o seu desempenho comercial. As mais de 100 integrações com plataformas como Gmail, Zoom e Adobe Creative Cloud simplificam as suas decisões de negócio.
Graças à Asana, consigo estruturar o meu negócio com facilidade, e você pode fazer o mesmo. Em fevereiro, registrei como a Asana me ajudou a escrever o meu último romance em 30 dias. Assista ao vídeo aqui. A Asana faz com que eu sempre me sinta um passo à frente.
Monique Elise é escritora, blogueira e profissional atuante. Ela usa a sua plataforma para escrever romances e capacitar as mulheres a viver de forma assumida enquanto ditam as próprias regras. O seu lema é simples: as mulheres podem conquistar tudo o que quiserem, e continuar sendo fabulosas ao mesmo tempo.