pt

Promova o impacto dos funcionários: novas ferramentas para possibilitar lideranças resilientes

Na nova era do trabalho, os líderes têm a oportunidade de oferecer mais clareza, alinhamento e foco às suas equipes. Hoje, temos o prazer de anunciar um conjunto de novas otimizações desenvolvidas para ajudar a fazer justamente isso. 

Segundo o índice Anatomia do trabalho 2022, os trabalhadores passam 58% do tempo se organizando para poder trabalhar, e 42% deles sofrem de burnout e síndrome do impostor ao mesmo tempo. Os grandes líderes reconhecem que os funcionários são os ativos mais valiosos de uma organização. Além disso, estão cientes de que todos os aspectos do negócio são afetados diretamente pelo bem-estar das pessoas.  

Elevamos as nossas soluções a um novo patamar para manter as suas equipes envolvidas e impulsionar resultados de maior impacto. Assim, será mais fácil traçar um caminho claro para atingir as metas e criar vínculos duradouros com os funcionários. 

Conecte tarefas individuais a objetivos mais amplos

O nosso estudo recente revelou que praticamente 1 em cada 3 funcionários não vê como o seu próprio esforço contribui para as metas da empresa. Como consequência, os colaboradores têm dificuldades para definir prioridades e perdem o interesse nas tarefas que realizam.  

Os funcionários têm mais condições de entregar o melhor trabalho possível quando percebem, de forma clara, o que as habilidades deles têm a acrescentar à empresa. As Metas na Asana possibilitam conectar a missão da sua organização com a rotina diária de trabalho em um único espaço compartilhado. Na página Minhas metas, os membros das equipes poderão visualizar como os seus projetos contribuem para iniciativas mais amplas. 

“Os grandes líderes reconhecem que os funcionários se envolvem mais com a empresa quando veem o seu próprio trabalho contribuindo diretamente para os objetivos dela.” 

ANNE RAIMONDI, DIRETORA OPERACIONAL NA ASANA

O cálculo automático de progresso permite acompanhar o andamento das metas da equipe e identificar obstáculos em tempo real, o que pode reduzir o tempo gasto com microgerenciamento e reuniões. Com as novas metas de acesso restrito a comentários, que lançaremos no terceiro trimestre do ano, você também terá a opção de compartilhar objetivos com toda a organização sem se preocupar com possíveis edições indesejadas. 

Alcançar metas deveria ser um momento gratificante. Para parabenizar e demonstrar reconhecimento aos seus colegas, ative a funcionalidade de Celebrações das metas e comemore a conquista de cada marco. Com este reforço positivo, você pode oferecer aos membros da equipe o incentivo necessário para se sentirem mais valorizados e afastarem a síndrome do impostor. 

Entre no modo foco total

Equipes que mantêm o foco e o ritmo são capazes de alcançar qualquer coisa. Porém, é difícil preservar o estado de fluxo mental quando há constantes alertas que nos distraem. A nossa pesquisa aponta que mais da metade dos trabalhadores acredita ser necessário responder a notificações imediatamente, e ao menos um terço deles se sente sobrecarregado pelos inúmeros avisos recebidos. Felizmente, há meios de restringir tais distrações, recuperar tempo de trabalho e focar nas prioridades mais importantes.  

“Os líderes precisam se dedicar a reduzir as distrações da equipe para que todos consigam priorizar os trabalhos mais importantes e suprimir tarefas que não geram impacto.” 

SONJA GITTENS OTTLEY, DIRETORA DE DIVERSIDADE, INCLUSÃO E PERTENCIMENTO NA ASANA

Ative o modo Não incomodar no seu perfil para dar à sua equipe o exemplo de como estabelecer limites e ter controle sobre o momento de receber notificações. Quer ir mais além? Uma nova funcionalidade que chegará em breve ao aplicativo para instalação em computador permitirá reservar tempo para tarefas específicas ou suspender as notificações delas. Dessa forma, você poderá dedicar o seu expediente aos trabalhos mais importantes e afastar as interrupções.  

Além disso, implementaremos uma nova funcionalidade para dispositivos móveis que possibilitará definir um foco semanal para dar mais ímpeto à sua equipe. E com os links de trabalhos vinculados, os colaboradores poderão ter acesso a todas as informações necessárias para iniciarem o trabalho diretamente pelo feed de atividades.  

Integrações para a sua equipe não se distrair

Você sabia que, em média, os trabalhadores precisam alternar entre 9 aplicativos por dia? Essa superdependência de aplicativos cobra um alto preço de distração que pode resultar em prazos perdidos e expedientes mais longos. 

Para atenuar a exaustão causada pelo uso de ferramentas e aumentar a eficiência da equipe, você pode adicionar aplicativos rotineiros (como Zoom, Salesforce, Clockwise, entre outros) diretamente à Asana. Também incorporamos essas integrações à página Minhas tarefas a fim de elevar a produtividade dos seus colaboradores a um novo patamar. Quer um exemplo? A integração com o Slack facilita a conversão de mensagens em tarefas realizáveis que aparecem nas Minhas tarefas do usuário, evitando a perda de informações relevantes.

“Quando os líderes de TI criam laços fortes na organização, eles adquirem uma visão exclusiva e abrangente para ligar os pontos e atender às necessidades tecnológicas dos diversos departamentos de forma unificada. 

JOHAN DOWDY, DIRETOR GLOBAL DE TI NA ASANA

Também expandimos a nossa oferta de Parceiros Asana com o FigJam e otimizamos a experiência ao usar o Google Chat. Além de tudo isso, ampliaremos as funcionalidades da integração com o Zapier e o Google Drive nos próximos meses.

Receba e peça feedback

Os melhores líderes fomentam um espaço seguro para que se escute os trabalhadores. Na Asana, sabemos que reuniões a dois são importantes para dar a oportunidade de gestores e funcionários se alinharem, criarem afinidade e terem uma comunicação aberta. Com a reformulação do nosso modelo de projeto a dois, você poderá planejar reuniões, manter as metas em primeiro plano e conduzir conversas produtivas.  

“É importante demonstrar curiosidade nas conversas, fazer perguntas que orientem a forma de pensar da sua equipe, e escutar as ideias dos colaboradores. Com isso, eles se sentirão mais capazes de criar soluções inovadoras.” 

PAIGE COSTELLO, LÍDER DO PRODUTO PRINCIPAL NA ASANA

Os Formulários são muitos eficazes para se coletar, organizar e acompanhar os feedbacks dos funcionários em larga escala. Em breve, você também poderá incorporar formulários diretamente aos seus sites internos. Isso simplificará o método de contribuição dos seus funcionários e poderá ajudar a moldar e aprimorar os processos e a cultura da sua organização. 

Tome uma atitude agora mesmo

Acesse o nosso novo portal para líderes e obtenha insights e sugestões de boas práticas para se orientar nesta nova era do trabalho.

Leia este artigo em francês, alemão, inglês, espanhol, chinês tradicional, holandês, coreano, sueco, italiano, indonésio, polonês, ou japonês.

Would you recommend this article? Yes / No