pt

Cinco dicas de empresas que priorizam o trabalho à distância

Leia este artigo em inglês, francês, alemão, espanhol ou japonês.

A transição para o trabalho remoto é um turbilhão de sensações. Como muitas outras equipes, estamos fazendo a transição para trabalhar exclusivamente à distância. Em vez de reinventar a roda, recorremos aos nossos clientes e comunidade em busca de dicas. Muitos de nossos clientes operam remotamente há anos, tendo desenvolvido ao longo do tempo estratégias eficazes para contribuir para o sucesso de seus colaboradores. Veja a seguir algumas de nossas dicas favoritas.

1. GitLab: faça intervalos para o café virtuais 

Os intervalos para o café estão presentes em todos os ambientes físicos dos escritórios. Então, por que não podem também desempenhar o seu papel em ambientes remotos? No GitLab, incentivamos os funcionários que trabalham à distância a fazerem intervalos para o café de maneira virtual, com o objetivo de criar empatia e fortalecer as relações. O GitLab usa o Slack para viabilizar esses encontros. O canal da empresa no Slack, denominado “#donut_be_strangers”, usa o Donut Bot para selecionar aleatoriamente membros da equipe para fazerem esses intervalos. Cada vez mais empresas estão recorrendo ao Donut para promover esses encontros virtuais. Vale a pena conferir o recurso. 

Intervalos para o café não são apenas uma maneira excelente de promover conexões no ambiente virtual, também aumentam o nível de engajamento. 

Dica dos especialistas: ao participar de intervalos para o café virtuais, observe as escolhas de cafés dos seus colegas, pois podem dizer muito sobre a personalidade de cada um. Aceita um café Dalgona?

Asana no computador

2. Automattic: estabeleça limites

Ao trabalhar de maneira remota, é fácil misturar a vida pessoal com a profissional. James Huff, que atua como Happiness Engineer, ou seja, o profissional de suporte que entrega felicidade na Automattic (empresa responsável pelo WordPress), enfatiza a importância de separar o seu ambiente de trabalho do ambiente de convívio pessoal. Isso significa, basicamente, definir horários específicos para trabalhar e ter um espaço exclusivo para o trabalho. No entanto, recomenda também tomar medidas mais sutis para distinguir o trabalho da vida pessoal. Por exemplo, ele considera eficaz usar navegadores diferentes no computador para separar atividades profissionais e pessoais. Ele usa o Firefox para realizar tarefas relacionadas ao trabalho e o Safari para as tarefas pessoais.

3. Buffer: estabeleça acordos sobre o Slack 

Com o processo de transição para o trabalho à distância, muitas equipes passaram a usar muito mais o Slack. Este aplicativo é ótimo para aumentar a conectividade, mas também pode transmitir a impressão de se estar “sempre ativo”, o que pode ser muito desgastante. Para assegurar que o Slack seja usado de forma produtiva, a empresa de softwares Buffer estabeleceu 10 acordos sobre o Slack que visam promover normas de comunicação apropriadas nos canais do Slack. Um deles diz o seguinte: “Use o status e os perfis para indicar a sua disponibilidade.” Ao mostrar às pessoas quando você está disponível, elas passam a saber qual é o momento mais adequado para entrar em contato. 

Outro acordo estabelecido pela Buffer quanto ao uso do Slack diz: “Comunique-se de maneira proativa.” Isso tem a ver com a cadência da comunicação. Em vez de enviar uma mensagem de saudação, como “Oi, Jack!”, e esperar a resposta, a Buffer recomenda incluir logo na primeira mensagem todo o contexto necessário, como os links e documentos relevantes, tempos de resposta esperados e “qualquer coisa que faça progredir a conversa de maneira assíncrona”. Confira aqui a lista completa de acordos.

4. Hotjar: faça com que o seu espaço de trabalho contribua para a produtividade

Um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Princeton, publicado no The Journal of Neuroscience, descobriu que um ambiente desorganizado afeta negativamente a habilidade de se concentrar e processar informações. 

A empresa de análises comportamentais Hotjar afirma que dispor de um espaço de trabalho que contribua para a produtividade é um pré-requisito para trabalhar à distância com eficiência. A Hotjar dá €4.000,00 para cada funcionário construir o seu próprio escritório em casa. Possibilitar que os funcionários construam um escritório pessoal personalizado e organizado ajuda a aumentar a produtividade. Se as tábuas de passar dos funcionários forem usadas como mesas de escritório, é bem provável que a produtividade despenque, embora pelo menos não fique de todo “amassada”. 

detalhe de uma mesa de trabalho Asana

5. Close: comunique-se com frequência

A comunicação é um pré-requisito para favorecer uma força de trabalho remota eficaz. Na Close, empresa de CRM de vendas internas, a comunicação é a primeira coisa que vem à mente de todos os colaboradores. Este é o mantra da comunicação na Close: se você está em dúvida se deve dizer algo, então a resposta sempre será “sim”.

Para a Close, uma transparência radical é a alma do negócio. Seja a comunicação com os clientes, a tomada de decisões em níveis executivos, ou as métricas financeiras, a Close acredita que é essencial que os colaboradores tenham uma visão abrangente da empresa. Quando todos tendem a se comunicar com frequência, os colaboradores obtêm o contexto que lhes permite adquirir um maior sentido de propriedade e trabalhar de forma mais independente para alcançar os objetivos fundamentais. 

Pronto para trabalhar em casa como os especialistas?

Embora não haja uma solução universal para o trabalho à distância, diversas estratégias e táticas têm se mostrado eficientes. Trabalho à distância não precisa ser sinônimo de trabalho desinteressante. Descubra como a Asana pode ajudar a sua equipe remota a se conectar e colaborar, e inscreva-se gratuitamente agora mesmo.

Would you recommend this article? Yes / No