pt

Margo Visitacion, da Forrester, fala sobre objetivos, principais resultados e alinhamento organizacional em um mundo de trabalho à distância

Leia este artigo em inglês, francês, alemão, espanhol ou japonês.

Nota do editor: esta é uma publicação feita pela convidada Margo Visitacion, vice-presidente e analista-chefe da Forrester.

À medida que as empresas ao redor do mundo continuam a enfrentar as realidades do trabalho à distância, muitas delas estão reavaliando suas metas organizacionais para se assegurarem de que exista alinhamento entre as diversas equipes e as distintas localizações. Recentemente, conversamos com Margo Visitacion, vice-presidente e analista-chefe da Forrester, sobre como as empresas podem estabelecer e alcançar suas metas mais importantes, após um recente webinário sobre a adoção e a implementação de objetivos e principais resultados. 

Quais são os desafios da implementação de objetivos e principais resultados, e o que as organizações devem levar em consideração ao implementar essa estrutura? 

O desafio mais significativo é fazer a gestão das mudanças. Conseguir que todas as pessoas estejam na mesma página e compreendam a estrutura de objetivos e principais resultados, a forma como essa estrutura está relacionada com elas, além de suas funções e responsabilizações, exige um esforço consciente por oferecer informações, proporcionar treinamentos e incorporar o feedback à implementação.

O segundo desafio mais significativo é compreender a relação entre os principais resultados e os objetivos. Se esses fatores não forem articulados com clareza, podem trazer confusão. Nessas circunstâncias, a organização precisará estabelecer diversas comunicações detalhadas para esclarecê-los. 

O terceiro desafio mais significativo se refere à implementação. Os objetivos e principais resultados devem ser mensurados e abordados de forma consistente e de comum acordo. Eles não podem ser escritos à mão e colocados dentro de uma gaveta. É por isso que você precisa do conjunto de ferramentas certas para mantê-los visíveis e integrados às operações cotidianas. 

Por que é importante conectar os objetivos e principais resultados/metas ao trabalho? Como isso pode ser bem feito?

A razão principal é manter o foco. Objetivos e principais resultados bem articulados, com parâmetros iniciais e metas, oferecem clareza às equipes e as ajudam a definir quais atividades precisam ser realizadas para que se alcance um objetivo mensurável. Isso lhes permite eliminar as atividades desnecessárias que as distraem do trabalho de maior valor.

O segundo motivo é que isso proporciona um veículo claro para a mensuração do progresso e para a avaliação de quando deverá ocorrer uma mudança na priorização das atividades, se for esse o caso.

Quais são as tendências e desafios de negócios do gerenciamento de metas cruciais para os executivos contemporâneos? De que maneira os objetivos e principais resultados podem ajudar a promover resiliência e continuidade dos negócios?

Obter o melhor custo-benefício. Nestes tempos desafiadores, a liderança precisa se assegurar de estar oferecendo as orientações ideais para manter a produtividade e o engajamento dos funcionários. Os objetivos e principais resultados proporcionam transparência e orientações para a realização de conversas que visem definir o que é necessário para as empresas se manterem de pé.

Quais são algumas dicas para definir metas num ambiente de trabalho à distância? Quais são as características desse tipo de ambiente e de que maneira ele alterou a forma como trabalhamos? Quais ferramentas os líderes têm à disposição para definir metas em um ambiente de trabalho à distância?

Use a tecnologia de forma sensata. Estabeleça um espaço de trabalho que demande a participação colaborativa para o esclarecimento de metas e objetivos; isso ajuda a criar resultados principais que sejam quantificáveis. Utilize a tecnologia para alocar períodos de tempo para o exercício, de modo que todos permaneçam focados na tarefa e possam ter uma clara compreensão de suas funções e responsabilidades. 

A princípio, relacione os objetivos e principais resultados às iniciativas. Isso ajuda as equipes a trabalhar em conjunto. A transparência resultante dos objetivos e principais resultados ajuda a promover conversas produtivas, mesmo à distância. 

Gostaria de aprender mais sobre como implementar objetivos e principais resultados? Faça o download do Manual Asana sobre objetivos e principais resultados

Would you recommend this article? Yes / No