pt

Dica da Asana: três maneiras de aumentar a visibilidade dos projetos

Leia este artigo em inglês, francês, alemão, espanhol ou japonês.

Para nós, da Asana, “visibilidade” significa saber o que cada um está fazendo e quais são os prazos. Ao ter mais visibilidade sobre os projetos, as equipes podem avançar de forma rápida e também se assegurar de que nada seja esquecido. 

Entretanto, proporcionar uma visibilidade dotada de propósito por toda a sua equipe pode ser difícil. Atualizações por e-mail ou reuniões rotineiras podem parecer acertadas naquele momento, mas elas se acumulam rapidamente. De acordo com o Índice Anatomia do trabalho, reuniões, e-mails e agendamentos representam cerca de 60% da jornada diária dos funcionários.

Então, como é possível aumentar a visibilidade dos projetos para que a sua equipe seja mais eficiente, alinhada e produtiva sem gerar ainda mais trabalho de rotina? Experimente estas três dicas da Asana sobre como aumentar a visibilidade dos projetos para que a sua equipe sempre saiba o que cada um está fazendo e quais são os prazos.

Launch new homepage example task

1. Aumentar a visibilidade dos projetos com as tarefas

As tarefas são os elementos básicos que compõem qualquer projeto da Asana. Boas tarefas incluem duas coisas: um responsável e uma data de conclusão, ou seja, informam “o que cada um está fazendo e para quando”. No entanto, há muitas outras maneiras de enriquecer as tarefas e proporcionar à sua equipe mais visibilidade quanto ao trabalho. 

  • Adicione os participantes como colaboradores da tarefa: os colaboradores recebem notificações quando alguém comenta, conclui uma tarefa ou anexa um documento. Ao colaborar em uma tarefa, os participantes se mantêm atualizados sem a necessidade de realizar uma reunião de atualização ou perguntar ao responsável quando a tarefa estará concluída.
  • Divida o trabalho em subtarefas: estas permitem dividir as tarefas em partes menores para gerenciá-las com mais facilidade ou distribuir as responsabilidades. Por exemplo, uma tarefa do tipo “Publicar o artigo do blog” pode incluir subtarefas para fazer o esboço e revisão do artigo e o design dos gráficos, e cada uma delas ser atribuída a um membro diferente da equipe. Ao conectar cada subtarefa à tarefa principal, todos os envolvidos visualizam os objetivos do artigo do blog e entendem como o trabalho de cada um se relaciona com o trabalho de toda a equipe.
  • Inicie o trabalho no momento certo com as dependências: se muitas vezes você precisa esperar um colega de equipe finalizar uma tarefa para poder começar a sua, as tarefas dependentes são a solução para o seu problema. Marque a sua tarefa como “dependente” da tarefa do seu colega e a Asana avisará automaticamente quando a tarefa do colega for concluída. Essas tarefas têm um ícone específico para ajudar a identificar rapidamente o que pode estar bloqueado.
  • Revise e aprove o trabalho com as aprovações: este recurso permite que os revisores vejam facilmente onde é necessário fazer aprovações, além de mostrar quando algo é aprovado. As tarefas de aprovação são um pouco diferentes das tarefas comuns – há três botões na barra superior: Aprovar, Solicitar alterações e Recusar. Você pode converter qualquer tarefa em uma tarefa de aprovação.
  • Assinale os objetivos mais importantes como marcos: ao assinalar uma tarefa como um marco, você indica que ela representa uma prioridade ou um objetivo importante, para que os demais saibam como priorizar o trabalho que contribui para a sua realização. Assim como as tarefas dependentes, os marcos têm um ícone específico; neste caso, trata-se de um diamante verde. Ao concluí-los, você verá uma comemoração especial.

2. Adicionar tarefas a diversos projetos

Alguns dos trabalhos mais importantes que fazemos diariamente envolvem múltiplos departamentos. Entretanto, como cada equipe tem a sua própria forma de gerenciar e registrar os dados, boa parte do seu trabalho “interdisciplinar” pode se resumir a manter as equipes a par do trabalho que está sendo realizado.

É por esse motivo que se pode adicionar uma mesma tarefa a diversos projetos na Asana. Isto permite mantê-la no contexto certo, além de aumentar a visibilidade da tarefa em cada projeto e manter a equipe alinhada em relação ao trabalho, sem nunca precisar repeti-lo. 

Veja este exemplo: imagine que você esteja planejando uma conferência anual da sua empresa e precise finalizar a agenda do evento. Você criou uma tarefa no projeto “Planejamento da conferência anual para o Ano Fiscal 21” da sua equipe, mas também quer adicioná-la ao projeto “Reunião semanal da equipe” por haver alguns itens de ação que você quer debater com a equipe. Em vez de criar uma instância dessa tarefa para cada projeto, você pode adicionar a tarefa original a ambos os projetos. Se houver alguma alteração, a tarefa será atualizada em todos os projetos aos quais foi adicionada. 

3. Usar relatórios de progresso para manter a sua equipe em dia

As reuniões de atualização costumam contribuir para criar ainda mais organização para o trabalho, por isso é fundamental encontrar uma forma de manter a sua equipe em dia. O problema dessas reuniões não está na atualização propriamente dita, afinal, as equipes precisam conseguir visualizar os obstáculos, fornecer um relatório de progresso sobre o cronograma e reavaliar o roteiro, caso necessário. 

Em vez de fazer isso em uma reunião demorada, experimente atualizar a aba Progresso do seu projeto. Proporcione visibilidade sobre um projeto ao enviar uma atualização de status às pessoas que o acompanham. Mostre a elas se o projeto está “em dia” (verde), “em risco” (amarelo) ou “atrasado” (vermelho). O líder do projeto também pode adicionar um título e uma descrição, além de usar as @menções para vincular colegas de equipe, tarefas ou projetos específicos. Caso queira ver o progresso de diversos projetos, basta adicioná-los a um Portfólio.

Encontre um equilíbrio saudável entre a ausência e o excesso de comunicação ao proporcionar visibilidade por meio de um software de gerenciamento de trabalho como a Asana. A Asana pode ajudar a sua equipe a realizar ótimos trabalhos, esteja você trabalhando em um escritório ou como parte de uma equipe global. Ter mais visibilidade sobre os projetos pode ser especialmente útil para as equipes remotas

Sua equipe está em processo de transição para o trabalho à distância? Saiba como a Asana pode ajudar a sua equipe remota a colaborar, e inscreva-se gratuitamente.

Would you recommend this article? Yes / No