pt

Apresentando o Status para o trabalho à distância

Leia este artigo em inglês, francês, alemão, espanhol ou japonês.

Ao trabalhar à distância, é ainda mais importante manter os participantes informados sobre o progresso do trabalho, para que as equipes não percam a sincronia e os projetos continuem fluindo. Os profissionais usam, em média, 10 ferramentas diferentes ao longo do dia, e as informações necessárias para as atualizações de status semanais podem estar em qualquer uma delas. 

Por esse motivo, é com grande entusiasmo que anunciamos o novo recurso de Status. Com ele, é possível manter todos os participantes plenamente informados sobre o progresso do trabalho, sem a necessidade de agendar reuniões de acompanhamento frequentes ou vasculhar inúmeras ferramentas para obter atualizações e informações. Além disso, compartilhar os marcos dos projetos e as próximas etapas requer apenas alguns cliques. Em um período no qual tantas equipes estão trabalhando à distância, saber o que cada membro está fazendo e conhecer os prazos é hoje fundamental para se ter sucesso.  

Novas funcionalidades de Status

Os usuários dos planos Premium e Business podem desfrutar de um Status completamente renovado para os projetos. Ao clicar na aba Progresso, os usuários podem criar rapidamente uma atualização de status com o nosso modelo de boas práticas, ou personalizá-lo de modo a garantir atualizações consistentes em todos os projetos. Com o novo recurso de Destaques, é possível apresentar o trabalho realizado pela equipe e chamar a atenção para tarefas, Marcos ou Aprovações específicos. Para ver rapidamente o progresso semanal, basta clicar nas atualizações de status anteriores. A Asana consolida num único lugar todos os dados do seu trabalho para você poder apresentar uma narrativa visualmente atraente e permitir que os participantes atuem onde for necessário sem sair da Asana.   

Os usuários que usam o plano gratuito da Asana também veem uma página de Status renovada que cria uma narrativa do trabalho e ajuda a manter os membros da equipe em sincronia. Os participantes podem visualizar rapidamente se os projetos estão em dia ou atrasados e, se necessário, adotar medidas na Asana para fazê-los avançar.  

Novo! (Em breve)

  • O Status está sendo implementado nos portfólios para os usuários dos planos Business e Enterprise que têm interesse em fornecer atualizações de status para um grupo de projetos relacionados entre si. Os participantes obtêm uma visão abrangente sobre como o portfólio de trabalhos está progredindo, e podem se aprofundar conforme necessário nos detalhes de projetos individuais do portfólio para que tudo continue fluindo.      
  • Fique de olho na adição de gráficos ao Status para todos os usuários de planos pagos. Os gráficos da Asana permitem visualizar os dados principais do seu projeto, facilitando ainda mais dar vida ao seu trabalho.   

Leve a colaboração remota ao próximo nível

Nunca foi tão importante para as equipes remotas promover a colaboração e se esforçar para superar a fragmentação e o isolamento dos espaços de trabalho. Além disso, há cada vez mais evidências de que a conectividade e a colaboração são o segredo para se realizar um trabalho à distância com êxito. De fato, de acordo com a pesquisa Anatomia do Trabalho: Equipes remotas, os funcionários se sentem quase duas vezes mais amparados pelos gerentes quando suas equipes usam ferramentas de colaboração, como a Asana, no espaço de trabalho. 

O novo Status é apenas uma forma de ajudar as equipes ao redor do mundo a trabalharem juntas com facilidade. Para obter mais dicas e boas práticas sobre como gerenciar o trabalho à distância, continue a leitura e descubra como alguns de nossos outros recursos favoritos, como Formulários e modelos, contribuem para a integração de todos os projetos pelas equipes, possibilitando que a colaboração aconteça facilmente de qualquer lugar.  

1. Faça com que suas reuniões sejam mais práticas com as pautas de reunião

As ferramentas de videoconferência são ótimas para interagir visualmente com a equipe, mas é essencial assegurar-se de que as ações a realizar e as principais informações sejam corretamente registradas. Crie um projeto de pauta de reunião na Asana a ser usado para todas as reuniões de equipe ou reuniões individuais. Dessa forma, não haverá desvios do tópico e as anotações serão feitas em contexto, mesmo a partir de uma chamada no Zoom. Use as tarefas como itens da pauta e atribua subtarefas para fins de acompanhamento e entregáveis de acordo com a necessidade.

Exemplo de pauta de reunião

Não tem certeza se precisa fazer um reunião? Crie uma seção no projeto de pauta da reunião para os itens de ação que podem ser feitos de forma assíncrona. Com isso, é possível fazer perguntas, mencionar colaboradores e atribuir prazos sem precisar fazer reuniões. 

2. Conecte todas as suas ferramentas na Asana

Nunca mais será preciso vasculhar inúmeros aplicativos para encontrar aquela mensagem ou pergunta tão importante. Ao integrar suas ferramentas com a Asana, é possível manter todo o seu trabalho conectado. 

Oferecemos centenas de integrações com ferramentas como Slack, Gmail e Outlook para criar um núcleo central de referência para a sua equipe. Confira as principais integrações para o trabalho remoto no nosso blog.

3. Agilize os pedidos de trabalho com os Formulários e a Automatização

Com os Formulários, você simplifica o processo de recebimento dos principais fluxos de trabalho, como solicitações de criação ou correções de bugs, e mantém tudo centralizado em um único projeto na Asana, facilitando a sua priorização e acompanhamento. 

Depois de criar um formulário, é possível deixá-lo ainda mais eficiente ao criar regras para atribuir as solicitações às pessoas e projetos certos. Clientes dos planos Business e Enterprise também podem criar regras personalizadas com várias combinações de desencadeadores, o que permite automatizar um número ainda maior de tarefas. 

4. Ganhe visibilidade sobre os planejamentos de projetos com o Cronograma 

A visualização do Cronograma é a melhor maneira de planejar visualmente todo o trabalho da sua equipe. É possível ver os planejamentos de projetos, conectar as tarefas e prazos e definir as dependências entre as tarefas usando o Cronograma. Se mudarem os planos, a Asana corrigirá automaticamente os conflitos de agendamento.

Visualização do cronograma da Asana

Se for preciso modificar uma data de conclusão ou entregável, basta arrastar e soltar o item na visualização do Cronograma. O projeto se manterá em dia mesmo quando o trabalho e os prazos sofrerem reajustes.

5. Equilibre o trabalho e previna o esgotamento

Use a Gestão de recursos para saber quanto trabalho a sua equipe tem em mãos — recurso disponível para clientes dos planos Business e Enterprise. Reequilibre as tarefas de forma rápida para evitar o esgotamento, mesmo à distância. 

A Gestão de recursos se adapta às necessidades da sua equipe. Atribua pontos, horas, ou use o seu próprio sistema para avaliar a capacidade de trabalho em seus projetos mais relevantes, e use os Portfólios para obter uma visão abrangente sobre o progresso dos projetos.

Trabalhe à distância com a Asana

Estamos todos no mesmo barco. Confira o nosso guia para obter mais informações sobre como a Asana pode ajudar a sua equipe a trabalhar à distância. Se você está começando agora, experimente a Asana gratuitamente agora mesmo.

Would you recommend this article? Yes / No