pt

Cinco maneiras de estruturar o seu negócio para obter sucesso como empreendedor

Leia este artigo em inglês, francês, alemão, espanhol ou japonês.

Nota do editor: esta é uma publicação feita pela convidada Monique Elise, escritora independente e influenciadora de estilo de vida.

Quanto o assunto é abrir uma empresa, muitos empreendedores são atraídos pela liberdade de ganhar dinheiro à sua maneira, mas isso não significa que não haverá desafios pelo caminho. 

Uma das maiores dificuldades que enfrentamos é encontrar o equilíbrio adequado entre a vida profissional e a privada. Qualquer empreendedor sabe que é necessário desempenhar várias funções e lidar com tarefas todos os dias, especialmente quando se está começando. E durante um período no qual uma cultura repleta de agitação e trabalhos incessantes despertam tanto fascínio, como é possível abrir a empresa dos seus sonhos sem se exaurir? Em reconhecimento ao mês de conscientização sobre o estresse, tenho o prazer de compartilhar dicas básicas que sigo e que também poderão ser úteis para você encontrar um equilíbrio. O primeiro passo é se organizar. 

A organização é imprescindível

Antes de nos aprofundarmos nesse assunto, preciso fazer uma pergunta: você comanda os seus projetos, ou é comandado por eles? Tenho que admitir que, no início, em 2017, a minha vida se resumia à segunda opção. Vou contar um pouco sobre mim. Atualmente, eu concilio um emprego em tempo integral com outros dois negócios, nos quais atuo como escritora independente e influenciadora de estilo de vida. Parece muita coisa, eu sei, e uma das perguntas que mais ouço é “Como você consegue alcançar o equilíbrio entre tudo isso?” E eu respondo com uma única palavra: organização. Ser organizada me possibilita gerenciar e conciliar os meus projetos sem me sentir constantemente esgotada ou sobrecarregada. Além disso, a organização contribui para:

Ao longo do tempo, aprendi que é melhor evitar a agitação e se dedicar à estratégia. Esse foi um dos melhores aconselhamentos de negócio que recebi. E acredite, ao traçarmos estratégias, estamos nos organizando! 

Como se organizar para obter sucesso

1. Arrume o seu espaço de trabalho  

Antes de tudo, organize o seu espaço de trabalho e as suas ferramentas. Verifique o seu escritório, mesa, e-mails e qualquer outro local utilizado no trabalho, e então ordene, arquive e guarde todos os itens e documentos que você ainda considera necessários para o seu negócio. Para dar um passo além, digitalize documentos físicos para que possam ser armazenados em plataformas como o Google Drive, que se integra à Asana

2. Documente e armazene os seus fluxos de trabalho

Ser organizado requer clareza e consistência. Quais são as etapas essenciais para realizar as suas atividades? Liste-as e crie um fluxo de trabalho. Dessa maneira, quando chegar o momento de integrar novos funcionários ou delegar trabalhos, as outras pessoas poderão consultar essas informações.

3. Automatize, automatize, automatize…  

Creio poder dizer sem receio de errar que grande parte das tarefas diárias é repetitiva. Portanto, é possível aumentar a sua eficiência ao automatizá-las. Na minha opinião, essa etapa é um divisor de águas, especialmente se você quiser melhorar o seu equilíbrio entre vida profissional e privada e recuperar um pouco de tempo. As Regras da Asana tornam esse processo simples, pois com elas, você pode facilmente configurar essas tarefas e se esquecer delas. 

4. Crie modelos 

Outra maneira excelente de se organizar é criar modelos. Se possível, eu sugiro fazer isso para quase todas as tarefas. Comece com as suas respostas de e-mail, textos de mídias sociais ou blogs. A Asana tem um recurso que eu adoro, pois ele permite criar modelos de tarefa e de projeto com facilidade. E não é só isso, também há modelos padronizados que podem ser utilizados conforme as suas necessidades.  

5. Gerencie o seu fluxo de trabalho com facilidade 

A última etapa para estruturar o seu negócio consiste em investir em uma ferramenta de gestão de trabalho. Se quiser saber a minha opinião, a Asana é a melhor ferramenta do mercado, pois facilita imensamente colaborar com a sua equipe e acompanhar o seu desempenho comercial. As mais de 100 integrações com plataformas como Gmail, Zoom e Adobe Creative Cloud simplificam as suas decisões de negócio.  

Hora de se organizar

Graças à Asana, consigo estruturar o meu negócio com facilidade, e você pode fazer o mesmo. Em fevereiro, registrei como a Asana me ajudou a escrever o meu último romance em 30 dias. Assista ao vídeo aqui. A Asana faz com que eu sempre me sinta um passo à frente.

Monique Elise é escritora, blogueira e profissional atuante. Ela usa a sua plataforma para escrever romances e capacitar as mulheres a viver de forma assumida enquanto ditam as próprias regras. O seu lema é simples: as mulheres podem conquistar tudo o que quiserem, e continuar sendo fabulosas ao mesmo tempo.

Would you recommend this article? Yes / No