pt

Gerencie o seu fluxo de trabalho com as visualizações de lista, quadro, calendário e cronograma

project views and workflows header image

Leia este artigo em inglês, francês, alemão, espanhol ou japonês.

Embora haja maneiras excelentes de usar a Asana, não existe necessariamente uma maneira “certa”. Afinal, cada equipe tem um fluxo de trabalho diferente. Desde equipes que protegem baleias e golfinhos a organizações que promovem a saúde, o bem-estar e a defesa dos direitos de pessoas que vivem com HIV/Aids, a Asana foi desenvolvida de forma suficientemente versátil para atender a todos os tipos de necessidades. 

Com isso, também não há apenas uma única visualização possível para cada projeto, que pode ser visto a qualquer momento pelos integrantes da equipe como uma lista, quadro, calendário ou cronograma. Embora valha a pena explorar todas as visualizações, achamos que seria útil nos aprofundarmos nos casos de uso mais comuns para cada uma delas.

Veja o seu projeto em forma de grade com a visualização de Lista

Entre as mais populares da Asana está a visualização de lista, que oferece insights dinâmicos sobre quem está fazendo o quê, e quais são os prazos. Ela mostra o nome, o responsável e a data de conclusão da tarefa, bem como o número de subtarefas associadas, numa estrutura linear em formato de grade.

Pauta de reunião na Asana

Dica dos especialistas: ordene suas tarefas por campos personalizados – tal como você faria com os cabeçalhos de colunas em uma planilha.

Projetos de exemplo:

  • Pauta de reunião: compartilhe os objetivos e pontos a discutir nas reuniões com antecedência. Registre e atribua facilmente itens de ação durante uma reunião para que todos saibam com clareza quais serão os próximos passos. Você também pode criar uma seção para considerações e perguntas que possam estar relacionadas. Obtenha o modelo e experimente-o na sua próxima reunião.
  • Planejamento de projeto de operações: promova a eficiência com seções destinadas às etapas do planejamento, marcos e acompanhamento. Adicione campos personalizados, como prioridade e progresso da tarefa, para obter clareza imediata e manter toda a equipe operando sem nenhuma problema. Obtenha o modelo e nunca mais copie manualmente os seus planejamentos de projetos!

Monitore os trabalhos pelos diversos estágios com a visualização em Quadro

A visualização em quadro se assemelha a um quadro Kanban, onde as tarefas são organizadas por colunas. Experimente criar colunas para os diferentes estágios de progresso, como “a fazer”, “em andamento” e “concluído”. À medida que o trabalho muda de estágio, você pode simplesmente arrastar e soltar as tarefas de uma coluna para outra.

Visualização em quadro da Asana

Dica dos especialistas: crie regras para as tarefas cotidianas, como mover as atribuições para novas colunas após serem concluídas, atualizar o status de um campo personalizado e muito mais!

Projetos de exemplo: 

  • Pedidos de trabalho: exiba com facilidade e clareza todos os pedidos recebidos pela equipe. Concentre, priorize e gerencie o recebimento de pedidos ao criar colunas para novas solicitações, ações em andamento, solicitações concluídas e projetos adiados. Os membros das equipes podem obter insights dinâmicos ou clicar em cada tarefa de solicitação para ver mais detalhes. Obtenha o modelo e mantenha os pedidos avançando naturalmente pelo funil. 
  • Monitoramento de bugs: monitore todos os bugs num único lugar sem sacrificar os detalhes necessários para priorizá-los e corrigi-los apropriadamente. Ordene as colunas por “backlog”, “em andamento” e “concluído”, usando campos personalizados para identificar as prioridades. Obtenha o modelo e elimine todos os bugs sem se estressar.

Veja todos os seus prazos na visualização de Calendário

A visualização de calendário permite ver todas as tarefas de um determinado projeto como um calendário. Assim, você acompanha com facilidade a cadência, a abrangência e os prazos das tarefas.

Visualização de calendário da Asana

Dica dos especialistas: ordene suas tarefas por cores de acordo com os campos personalizados, tarefas concluídas vs. tarefas incompletas ou seções de tarefas. As cores são exibidas no calendário e oferecem dicas visuais rápidas.

Projetos de exemplo: 

  • Calendário editorial: verifique todos os prazos das publicações e assegure-se de não haver lacunas na cobertura. Precisa alterar um prazo? Sem problemas! Basta arrastar e soltar a tarefa em uma data diferente na visualização de calendário. Obtenha o modelo e descubra insights sobre todos os conteúdos sendo criados pela equipe.
  • Calendário para redes sociais: fique por dentro de todas as publicações, tweets e histórias e obtenha simultaneamente um panorama abrangente da estratégia de redes sociais da sua equipe para as próximas semanas. Precisa reagendar uma publicação? Arraste-a para uma nova data no calendário sem precisar interromper nenhuma atividade. Obtenha o modelo e comece já a sua próxima campanha viral.

Mapeie o planejamento e as dependências do seu projeto com a visualização de Cronograma 

A visualização de cronograma mostra como as peças do seu planejamento se encaixam. Para usá-la com eficiência, defina datas de início e de conclusão para cada tarefa (isso pode ser feito arrastando e soltando as tarefas no cronograma). Você também pode definir facilmente as dependências das tarefas na visualização de cronograma.

Visualização do cronograma da Asana

Dica dos especialistas: modifique facilmente os planejamentos à medida que as prioridades ou os prazos forem alterados. Para isso, basta selecionar uma ou várias tarefas e arrastá-las para uma nova data.

Exemplos de projetos:

  • Lançamento de produtos: assegure-se de que todas as prioridades e ativos do seu lançamento estejam prontos no momento certo planejando-os na visualização de cronograma. Introduza marcos para destacar os objetivos do projeto. Obtenha o modelo e mantenha todos focados e alinhados em relação aos lançamentos futuros de produtos.
  • Planejamento de eventos: ao planejar um evento, normalmente há tarefas que são dependentes umas das outras. Por exemplo, é necessário ter um orçamento definido antes de escolher os palestrantes, e o evento só poderá ser anunciado depois de agendar suas palestras. Obtenha o modelo e estenda o tapete vermelho virtual para o seu evento de maior sucesso.

Visualizações de projetos para todos os fluxos de trabalho

Você acabou de ver um resumo sobre o funcionamento de cada visualização de projeto, mas a melhor forma de aprender é experimentando cada uma delas na prática. Qualquer que seja a visualização inicialmente escolhida, é possível alternar entre elas a qualquer momento em todos os projetos. Quer você precise ver um projeto como lista, quadro, calendário ou cronograma, a Asana oferece a flexibilidade necessária para poder se concentrar no seu trabalho. 

Mas isto não significa que você não pode ter uma visualização favorita. Para que um projeto sempre abra na sua visualização predileta, basta clicar em “Salvar como visualização padrão”. Se o seu colega de equipe preferir outra visualização, ele também pode salvar a que mais lhe agradar.

Você tem alguma visualização de projeto favorita na Asana? Conte-nos na seção de comentários!

Would you recommend this article? Yes / No