pt

O retorno sobre o investimento em áreas de trabalho digitais

Leia este artigo em inglês, francês, alemão, espanhol ou japonês.

Os últimos 18 meses mostraram aos líderes que o trabalho flexível e o ambiente colaborativo são elementos essenciais para a continuidade dos negócios — sejam estes de modelos híbridos, presenciais ou dispersos. Os números são a prova disso: em 2020, houve uma explosão na categoria de softwares de colaboração que, em apenas seis meses, alcançou a estimativa feita para cinco anos em número de usuários. E, em uma pesquisa recente feita pela IDC (doc. nº US48130821, agosto de 2021),  86% dos negócios afirmam que bons aplicativos de colaboração os ajudam a reter os seus melhores talentos. 

A transformação digital é o ato de transformar uma organização de forma que possa inovar e evoluir como um todo ou em parte. Esse processo tem um ritmo mais acelerado do que os modelos de negócios tradicionais e visa a criação de novos métodos de trabalho.

Por mais convincentes que sejam os dados, a colaboração digital não é intuitiva para todos, mesmo quando há boa vontade e um desejo real de adotar as suas práticas. À medida que o final de 2021 se aproxima, nos deparamos com uma pergunta: como os líderes podem criar espaços de trabalho que promovam uma cultura de colaboração e acelerem a transformação digital?

Recentemente, nós falamos com Wayne Kurtzman, diretor de pesquisa do departamento social e de colaboração da IDC, para saber o que pensa sobre a transformação digital e como os negócios podem colher hoje os benefícios do futuro da colaboração.

De acordo com a sua pesquisa, o que a transformação digital significa no contexto dos últimos 18 meses e por que tantas empresas não a conseguem implementar?

O ambiente digital permite, acima de tudo, aproximar colegas de trabalho para fazer com que se comuniquem facilmente e se sintam mais conectados entre si e às suas atividades. Algumas empresas têm se concentrado somente no aspecto do trabalho, esquecendo-se de fazer a ligação entre os funcionários, um elemento-chave para iniciar uma transformação. A colaboração refere-se aos esforços coletivos para levar o trabalho adiante. Com as ferramentas certas, a tecnologia promove uma colaboração que se expande exponencialmente.

Nós também sabemos que muitas empresas enfrentam desafios relacionados à volta dos modelos de trabalho em tempo integral, parcial ou totalmente remoto, pois cada um deles tem repercussões importantes na cultura da empresa e na conexão social entre as equipes.

As pesquisas da IDC revelam que um dos principais motivos pelo qual muitas empresas não conseguem alcançar a transformação digital está relacionado à cultura. Para garantir a transformação digital, os líderes devem encontrar tanto as ferramentas tecnológicas adequadas, quanto os processos melhor adaptados às suas equipes, de forma a poder oferecer aos indivíduos um ambiente de trabalho digital e colaborativo. Entretanto, quando uma empresa consegue adotar tecnologias sólidas e implementar os processos certos, ainda há muito a fazer. O desenvolvimento de uma cultura de colaboração saudável com essas ferramentas é, sem dúvida, o maior desafio a superar, principalmente durante uma época que exige trabalho remoto ou híbrido. 

Mas os maiores desafios das organizações são capacitar as equipes para que possam trabalhar juntas de maneira eficaz e confiar que as que trabalham remotamente darão o seu melhor. De fato, propiciar uma colaboração digital é fundamental para a continuidade dos negócios. 86% das empresas dizem que bons aplicativos de colaboração as ajudam a reter os seus melhores talentos.

Se fosse preciso analisar detalhadamente como uma cultura de inovação bem-sucedida se desenvolveu, por onde os líderes de negócios deveriam começar?

Por todas as regiões, a comunicação é o maior desafio das empresas. A capacidade de se comunicar e colaborar no contexto do trabalho exige uma adaptação da mentalidade por parte dos líderes em todos os níveis da empresa. De acordo com Alvin Toffler, as empresas que se mostraram dispostas a aprender, desaprender e reaprender estavam mais abertas e alcançaram os melhores resultados. Isso geralmente incluía encontrar novos negócios emergentes onde elas pudessem se expandir.

Nós sabemos que a pandemia mudou a perspectiva de muitos negócios com relação aos espaços de trabalho digitais — primeiro porque não tiveram escolha a não ser permitir o trabalho remoto, e agora porque perceberam que a produtividade aumentou durante a pandemia. A realidade é que investir em colaboração pode ter um impacto muito positivo nas principais métricas de negócios, como recrutamento, retenção, bem-estar dos funcionários e, no fim das contas, na receita.

Do seu ponto de vista, como os líderes deveriam escolher o ecossistema tecnológico ideal para os seus negócios entre tantos novos recursos e plataformas no mercado?

Há alguns aspectos a ter em conta ao escolher o ecossistema de tecnologia de uma equipe.

Primeiro, criar um grupo eclético para definir as necessidades a cobrir e os benefícios a obter com a tecnologia. A IDC constatou que, normalmente, mais de quatro líderes dos ramos de negócio juntam-se à área de TI para adquirir soluções colaborativas. Ao convidar funcionários que não ocupam cargos de gestão para a discussão, obtém-se ainda pontos de vista mais “práticos”, e pode haver um comprometimento maior para a adoção da solução.  

Além disso, deve-se procurar uma tecnologia que favoreça o desenvolvimento de processos a partir de um único centro de comando. Ao longo do dia, os profissionais do conhecimento alternam constantemente entre ferramentas e aplicativos. Em vez de adicionar mais um à lista, deve-se usar a tecnologia para diminuir a rotina e as distrações dos funcionários.

Por fim, é preciso certificar-se de que a ferramenta escolhida atenda às possibilidades e às necessidades da empresa: que seja de fácil implementação, ofereça suporte a uma gama de integrações, segurança, gestão e conformidade. E é importante que tenha uma boa equipe de suporte e um bom histórico de retorno sobre o investimento.

Saiba mais sobre a transformação digital

Quer aprender mais com Wayne e a IDC sobre a transformação digital e softwares de colaboração? Assista agora ao webinário completo.

Would you recommend this article? Yes / No