pt

Dicas da Asana: quatro maneiras de reduzir o trabalho manual

Leia este artigo em inglês, francês, alemão, espanhol ou japonês.

Se você tivesse que adivinhar, quanto tempo acha que gasta com trabalhos manuais? Ao olhar para o passado, nem sempre nos parece ser muito, já que o “trabalho manual” pode assumir inúmeras formas, como preparação de documentos, encaminhamento de trabalhos, criação de relatórios e tantas outras. Contudo, o trabalho manual contribui significativamente para a organização excessiva para o trabalho, aqueles trabalhos de rotina que consomem 60% do seu dia laboral. Além do trabalho manual, a organização para o trabalho inclui repetição de tarefas, participação em reuniões de atualização e busca por aprovações, entre outras atividades. 

Enquanto líder de uma equipe, reduzir o trabalho manual não é apenas conveniente, é também uma maneira excelente de proporcionar à sua equipe mais tempo para se dedicar aos trabalhos qualificados de maior impacto. Em vez de perder tempo em busca de aprovações e à procura de e-mails, experimente estas quatro dicas para agilizar os processos e diminuir a organização excessiva para o trabalho. 

1. Comece projetos a toda velocidade com os modelos

A preparação de projetos para começar a trabalhar é uma atividade que demanda muito tempo, e que se não dispomos das ferramentas certas, precisa ser feita inteiramente à mão. Se você utiliza a Asana com frequência para realizar o gerenciamento dos seus projetos, já está à frente da concorrência. Para que seja ainda mais fácil começar projetos, use o nosso importador de CSV quando for preciso importá-los de outras ferramentas. Em vez de transferir à mão os detalhes, a titularidade, a data e os campos personalizados das tarefas, você terá o preenchimento automático de todas essas informações na Asana. 

Ao começar um projeto do zero, experimente usar os modelos predefinidos da Asana para obter seções, campos personalizados e tarefas de exemplo já prontos. Há mais de 50 modelos à escolha, que vão desde calendários de conteúdo e integração de novos funcionários a sugestões para pautas de reuniões. Se há projetos na Asana que você utiliza com regularidade, converta-os em modelos personalizados para pular a etapa de preparação e passar diretamente à execução dos trabalhos. 

2. Atribua trabalhos de forma automática com as Regras

Fazer manualmente a triagem e a atribuição de trabalhos para o membro certo da equipe pode ser muito demorado. Em vez de desperdiçar horas do seu dia com o encaminhamento de tarefas, recorra às Regras para automatizar esse trabalho. 

Com as Regras, é possível definir um desencadeador (ou vários, se você for um cliente Asana Business ou Enterprise) e uma ação. Por exemplo, você pode definir uma regra para encaminhar a um membro específico da equipe uma nova tarefa que tiver sido adicionada a um projeto. Ou, criar uma regra que atribui uma tarefa a determinado membro e adiciona os participantes relevantes como colaboradores da tarefa quando uma tarefa tiver sido criada com um campo personalizado específico.

💡 Dica: a Asana oferece uma série de regras predefinidas para ajudar a automatizar tarefas recorrentes. Você também tem a opção de criar suas próprias regras de acordo com as necessidades particulares do seu projeto. 

3. Mantenha os trabalhos fluindo com as dependências

Muitas vezes, as tarefas dependem de outras. Ao liderar uma equipe, talvez você precise revisar ou aprovar o trabalho, mas isso só pode ser feito depois que outros o tiverem concluído. Em vez de consultá-los frequentemente ou acrescentar essa tarefa à sua lista de pendências, deixe esse trabalho por conta das dependências.

Com as dependências, você receberá notificações quando a tarefa da qual depende o seu trabalho for concluída ou quando houver alterações na data de conclusão. Assim, você não precisará se preocupar com essa tarefa enquanto ela estiver bloqueada, porque receberá notificações para alertar quando o trabalho tiver sido finalizado.

4. Obtenha insights em tempo real sobre os projetos com os Painéis

Se você gera relatórios frequentes sobre os dados dos projetos, é bem provável que o tenha que fazer manualmente. Além de exigir tempo e esforço desnecessários, gerar relatórios à mão torna difícil obter detalhes e informações de maneira rápida quando se fizerem necessários. 

Para não ter de coletar manualmente as informações dos membros individuais da equipe e juntar os dados para conseguir avaliar a saúde do seu projeto, os Painéis preenchem gráficos de forma automática a partir dos dados do projeto. Os cinco gráficos principais dos Painéis são personalizáveis, para que você possa analisar essas informações da maneira que preferir.

💡 Dica: baixe qualquer um dos gráficos dos Painéis para usá-lo no seu próximo e-mail ou atualização de status.

Diga adeus ao trabalho manual

O trabalho manual não precisa consumir tanto tempo da sua equipe. De problemas graves e recorrentes aos mais mínimos atalhos, encontrar maneiras de reduzir o trabalho manual pode contribuir para que a sua equipe realize mais trabalhos de grande impacto. Ponha agora em prática estas dicas sobre como economizar tempo e experimente muitos outros recursos disponíveis na Asana.

Qual é a sua maneira preferida de reduzir o trabalho manual na Asana? Conte-nos na seção de comentários!

Would you recommend this article? Yes / No